Categories: Negócios

CMU Portugal investe 5,2 milhões de euros em investigação

São as novas Iniciativas Empreendedoras de Investigação  (Entrepreneurial Research Initiatives – ERI) selecionadas pelo CMU Portugal entre um total de 24 candidaturas. Os projetos destacaram-se pelo “elevado potencial de inovação” na resolução de problemas concretos, colocando os resultados ao serviço das pessoas e da economia.

Com  o arranque de mais quatro ERI, naquele que foi o segundo concurso promovido pelo programa CMU Portugal, aumenta para 11,2 milhões de euros o valor investido em investigação avançada de carácter interdisciplinar, empreendedor e inovador, em articulação com o tecido empresarial.

“O painel de peritos internacionais que avaliou as candidaturas voltou a destacar a qualidade científica dos projetos a concurso, reforçando o seu contributo e o potencial de impacto no contexto económico, social e científico”, indica João Claro, diretor nacional do programa CMU Portugal, que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

No total, participam nesta edição mais de 40 instituições e empresas, entre parceiros institucionais  e empresariais, com um volume de cofinanciamento previsto de 1,4 milhões de euros.

Entre as empresas envolvidas estão a Petrogal/Galp Energia, Sapo Labs, Veniam, Priberam, Lusotechnip Engenharia, Action Modulers, BMD Software, First Solutions, Steinbeis Advanced Risk Technologies e Voice Interaction.

O objetivo, diz o professor João Claro, é prosseguir a “aposta em projetos de investigação em que o desenvolvimento de conhecimento se integra estrategicamente com a criação de soluções para problemas concretos, com impacto social e económico.”  Todas as iniciativas envolvem equipas multidisciplinares, com a participação obrigatória de investigadores de instituições portuguesas, da CMU e um ou mais parceiros empresariais.

Todos os projetos de investigação selecionados são de base tecnológica. Eis a lista de projetos:

  • +Atlantic, Ciência e Tecnologia Política e Análise de Inovação para Maximizar os Benefícios Económicos, Ambientais e Sociais da Exploração do Mar Profundo e de Petróleo & Gás na Região do Atlântico Sul – liderado pelos investigadores Ramiro Neves (IST-ID) e Michael Griffin (CMU)
  • BioVisualSpeech, Plataforma Interativa com Bio-feedback visual para Terapia da Fala – liderado pelos investigadores Sofia Cavaco (FCT/UNL) e Maxine Eskenazi (CMU)
  • GoLocal, Da Monitorização de Fluxos de Dados Globais à Recomendação com Base em Contexto – liderado pelos investigadores João Magalhães (FCT/UNL) e Jamie Callan (CMU)
  • S2MovingCity, Monitorizar e Servir uma Cidade em Movimento – liderado pelos investigadores Susana Sargento (IT/U. Aveiro) e Manuela Veloso (CMU)
  • SCREEN-DR, Plataforma de Análise de Imagem e de Aprendizagem Computacional para a Inovação no Rastreio da Retinopatia Diabética – liderado pelos investigadores Aurélio Campilho (INESC TEC / U. Porto) e Gustavo Rohde (CMU)
  • STRETCHTRONICS, Mecatrónica Flexível para Roupa e Biomedicina: Fabrico, Implementação e Aplicações – liderado pelos investigadores Aníbal Traça de Almeida (ISR-Coimbra) e Carmel Majidi (CMU).
Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago