A abertura de oportunidades resultante da exposição a um ambiente de investigação internacional é um dos aspetos realçados pelos participantes. Promovido pelo Programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o UIP tem as candidaturas abertas até 25 de fevereiro através do site www.cmuportugal.org.
Direcionado para estudantes de mestrado ou recém-mestres, este programa, designado por UIP (Undergraduate Internships Program), proporciona aos participantes um período de imersão de oito a 12 semanas na CMU, nos campus de Pittsburgh ou de Silicon Valley, nos Estados Unidos. Durante este período os estudantes são integrados na comunidade da CMU e desenvolvem o seu plano de trabalhos em conjunto com os seus orientadores na Carnegie Mellon e em Portugal. Lançado em 2014, o UIP já envolveu jovens de sete Instituições de Ensino Superior portuguesas (Católica Lisbon School; Instituto Politécnico de Coimbra; Universidade de Coimbra; Universidade Nova de Lisboa; Universidade da Madeira; Universidade de Lisboa; Universidade do Porto).
João Claro e José M.F. Moura, diretores do programa em Portugal e na CMU, respetivamente, reforçam a apreciação positiva transmitida pelos jovens participantes: “Os resultados que observamos são muito relevantes e incentivam-nos a continuar, já que estamos a falar de uma atividade numa vertente estrutural do Programa CMU Portugal. Além de criar uma oportunidade única de formação, aberta a jovens investigadores de todo o país, o UIP potencia de forma transversal o fortalecimento de redes de investigação e inovação ao nível internacional, algo que tem um valor inestimável para as nossas instituições”.
Os investigadores portugueses e da CMU que acompanham os jovens participantes ao longo do período do estágio fazem também uma avaliação positiva desta experiência, destacando a qualidade dos resultados do trabalho de colaboração desenvolvido, bem como o alto nível de desempenho dos participantes.
Da mesma forma, para a liderança do programa, o impacto positivo da iniciativa justifica a sua continuidade, já que contribui ativamente para a circulação de conhecimento e para o reforço da ligação da academia Portuguesa e da CMU. “A aposta em formação de excelência e na promoção de novos projetos vocacionados para a geração de conhecimento e inovação na área das TIC continua a ser uma prioridade no âmbito do Programa CMU Portugal”, reforçam.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…