Categories: InovaçãoSegurança

Coca-Cola vai começar a utilizar solução de blockchain

A Coca-Cola e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, juntamente com outras duas empresas, anunciaram que estão a lançar um projeto que utiliza a tecnologia digital ledger do blockchain para criar um registo seguro para os trabalhadores que ajudarão a combater o uso do trabalho forçado em todo o mundo.

O Departamento de Estado disse que este é o primeiro grande projeto da agência governamental sobre esta questão que utiliza o blockchain, reforçando a crescente aplicação da tecnologia por causas sociais.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 25 milhões de pessoas trabalham em condições de trabalho forçado em todo o mundo, com 47% delas na região da Ásia-Pacífico.

As empresas de alimentos e bebidas estão sob pressão para enfrentar o risco de trabalho forçado em países onde obtêm cana-de-açúcar. Um estudo divulgado no ano passado pela KnowTheChain (KTC), uma parceria fundada pela Humanity United, com sede nos Estados Unidos, mostrou que a maioria das empresas de alimentos e bebidas ficaram aquém dos seus esforços para resolver o problema.

O estudo disse que a Coca-Cola, uma das 10 empresas globais analisadas pela KTC, comprometeu-se a realizar 28 estudos a nível nacional sobre trabalho infantil, trabalho forçado e direitos de terra para as cadeias de suprimento de açúcar até 2020. O gigante das bebidas dos EUA disse que tem explorado vários projetos de blockchain há mais de um ano.

Brent Wilton, líder mundial da empresa em direitos no local de trabalho, disse que a empresa está a associar-se “ao piloto deste projeto para aumentar a transparência e eficiência do processo de verificação relacionado às políticas trabalhistas dentro da nossa cadeia de fornecimento”.

A nova solução destina-se a criar um registo seguro para os trabalhadores e os seus contratos ao utilizar a validação de blockchain e as capacidades de notário digital, disse a Blockchain Trust Accelerator (BTA), uma organização sem fins lucrativos envolvida no projeto.

Rui Damião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago