Comissão Europeia anunciou os vencedores dos Prémios Europioneers 2015

Transferwise, Nextome e Clue distinguidas com o Prémio de Melhor Empreendedor Web do Ano. Este ano, projetos da Estónia, Itália e Alemanha foram os grandes vencedores.

A Comissão Europeia em conjunto com a Deloitte, a Lewis PR e o Fórum Europeu de Jovens Empreendedores premiou os vencedores de 2015 na categoria de Melhor Empreendedor Web do Ano.

Este ano, projetos da Estónia, Itália e Alemanha foram os grandes vencedores. O Empreendedor Web do Ano foi para Taavet Hinrikus, Kristo Käärmann da Transferwise, Estónia; o Empreendedor Web Jovem do Ano para Domenico Colucci da Nextome, Itália; e a Empreendedora Web Feminina do Ano para Ida Tin da Clue, da Alemanha

Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão Europeia e Markku Markkula, presidente do Comité Europeu das Regiões e Vice-Presidente do OISPG (Open Innovation Strategy and Policy Group), apresentaram os prémios. Os vencedores foram anunciados durante a Conferência Slush 2015, em Helsínquia, onde a comunidade de empreendedores web se fez representar por cerca de 15 mil participantes, incluindo 1700 startups, 800 investidores e 650 representantes de órgãos de comunicação social.

Sobre os vencedores

Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus são os fundadores da Transferwise, uma empresa que fornece serviços de transferências de dinheiro, fundada na Estónia, mas com sede no Reino Unido e com  escritórios em Tallinn, Nova Iorque. Desde a sua fundação, já foram transferidos mais de 3 mil milhões de dólares através da TransferWise.

Domenico Colucci fundou o Nextome, um sistema inovador que permite a navegação e localização dentro de edifícios. Graças à Nextome será possível saber a posição exata de pessoas ou objetos em espaços fechados e perceber onde estão em tempo real.

Ida Tin desenvolveu a Clue, uma ferramenta digital que auxilia as utilizadoras e os seus parceiros a calcular de forma fiável o seu ciclo menstrual ao inserirem dados sobre a sua menstruação, atividade sexual, disposição, fluídos e dores. Quanto mais inputs a aplicação receber, mais precisa será a previsão do ciclo menstrual das mulheres.

A seleção dos vencedores dependeu da votação do público e dos inputs de um painel de jurados, composto por Carlos Espinal da Seedcamp, Carlos Silva da Seedrs & Beta-I, Jan Reichelt da Mendeley, Simone Brummelhuis da The Next Women e Robin Wauters da Tech.eu.

A Europioneers é parte integrante da iniciativa Startup Europe e celebra o sucesso das iniciativas web na União Europeia, pelo terceiro ano consecutivo.