Categories: Big DataData-Storage

Comissão Europeia vai investigar uso de big data por gigantes da Internet

A intenção é perceber se empresas como a Google e a Amazon estão a infringir as regras da concorrência na União Europeia ao recolherem e analisarem grandes quantidades de dados. Big data e analítica entraram nas práticas de muitas empresas, mas estas gigantes, que conseguem construir perfis muito detalhados dos seus utilizadores, poderão ter uma vantagem sobre as milhares de pequenas concorrentes que ultrapasse os limites de uma concorrência leal, considera Vestager. As declarações da comissária foram feitas durante a conferência Digital Life Design em Munique, na Alemanha.

“Se apenas algumas empresas controlam os dados que são precisos para satisfazer os clientes e reduzir custos, então é possível que tal lhes dê poder para levarem os rivais a sair do mercado”, disse Margrethe Vestager, citada pela Reuters. “Se analisarmos uma aquisição, se tivermos uma suspeita ou preocupação no que toca à concorrência, se tem que ver com dados, claro que olharemos para isso. Pode ser um problema para a concorrência.”

Um dos pontos que a Comissão Europeia quer perceber é porque é que algumas empresas não conseguem recolher e analisar dados tão úteis para o seu negócio como aqueles a que empresas concorrentes têm acesso. Haverá algo a impedir essas empresas de recolher ou adquirir o mesmo tipo de dados?

Vestager, que está no cargo desde 2014, tem aumentado o escrutínio de empresas como a Google e a Amazon. A responsável considerou, no seu discurso, que o poder destas grandes empresas no que toca a marketing e comércio eletrónico – que em parte advém do uso avançado de big data e analítica – não deve dificultar a vida das pequenas empresas que também concorrem nesse espaço.

“Se o uso de dados por uma empresas é tão mau para a concorrência que ultrapassa o peso dos seus benefícios, talvez tenhamos de intervir para voltar a nivelar o campo de jogo”, disse ainda. “Continuamos a olhar para este assunto com muito cuidado.”

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago