Commvault Data Platform tem novas funcionalidades

A Commvault anunciou novas funcionalidades na Commvault Data Platform com objetivo de proporcionar aos clientes uma maneira integrada, altamente escalável e rentável de armazenar, aceder e recuperar dados críticos tanto nas instalações da empresa como na cloud.

De acordo com a empresa, as novidades introduzidas aumentam as opções de portabilidade dos dados através de vários hipervisores e fornecedores cloud oferecendo uma nova opção de armazenamento em escala horizontal, novas APIs que alargam o acesso aberto à plataforma e a ampliação da cobertura do IntelliSnap para NEC e Nutanix.

Lançada inicialmente em outubro de 2015 como parte da 11ª versão das soluções da empresa, a Commvault Data Platform foi concebida para ser uma plataforma de gestão de dados realmente aberta, de forma nativa para o software da Commvault, e aberta a clientes, parceiros e criadores de software de terceiros para que possam armazenar, indexar, gerir e aceder aos dados.

A empresa norte-americana apresentou agora opções de migração de dados e fluxos de trabalho de soluções on-premise VMWare e HyperV para Microsoft Azure e também para AWS Cloud. Estas novas funcionalidades proporcionam aos utilizadores o aumento das suas possibilidades de escolha sobre a forma como protegem os seus dados e fluxos de trabalho em infraestruturas cloud e virtuais.

A Commvault Data Platform pode agora proporcionar aos clientes uma opção de armazenamento horizontal que funcionará com qualquer hardware commodity, para dar suporte a ambientes de escala petabyte. Em comunicado à imprensa, a Commvault refere que as novas capacidades foram possíveis graças ao facto de se ter implementado a nuvem e a tecnologia à escala web em todo o software, para permitir que o repositório virtual da plataforma possa satisfazer os requisitos atuais de elevados volumes de dados e simplificar a operacionalidade.

A solução Commvault IntelliSnap permite uma recuperação online rápida a partir de uma biblioteca ampliada de snapshots de aplicações consistentes. As últimas inovações aumentaram a integração do IntelliSnap com os snapshots hardware da NEC e o controlo de snapshots para o ambiente Nutanix. Esta cobertura junta-se à que já estava disponível para Pure, Nimble, NetApp, EMC, HDS, Fujitsu, Huawei, HPE, IBM, Dell, Infinidat, DataCore e Oracle. O suporte da Commvault aplica-se ao espectro completo de infraestruturas flash, convergentes e hiperconvergentes.

Com estas novas melhorias à plataforma, a Commvault pretende dar aos seus clientes uma maior possibilidade de escolha, ajudando-os a libertarem-se da dependência de um só fabricante, e facilitar a portabilidade extensiva dos dados.

“Uma grande aplicabilidade para os clientes, a abertura da plataforma para permitir inovar e uma das maiores integrações da indústria com a nuvem, hipervisores, tecnologias novas e tradicionais. Estes são os principais argumentos da gama de soluções integradas da Commvault e as razões pelas quais o seu lançamento assumiu tanta relevância”, afirma Don Foster, diretor sénior de Marketing de Soluções da Commvault. “O nosso compromisso com a contínua inovação proporciona aos nossos clientes novas formas de enfrentar os desafios atuais na gestão de dados, de se adaptarem às novas tecnologias e de aplicarem estratégias de gestão de dados flexíveis que reduzirão custos, evitarão a dependência em relação a um fabricante e ajudarão as empresas a ativar o valor dos seus dados”.