Como melhorar a gestão de tesouraria com a tecnologia

“A tecnologia continua a ser um elemento chave para agilizar os processos de tesouraria, pelo que, contar com uma solução completa e integrada na gestão desta área pode ter um claro impacto no desenvolvimento das empresas”. Assim foi apresentado o manifesto em duas jornadas organizadas pela SAP Portugal e a consultora tecnológica Stratesys, com o tema “Como melhorar a tesouraria da sua empresa?”, celebradas nos dias 21 e 22 de abril em Lisboa e no Porto, junto de responsáveis financeiros de mais de 20 empresas nacionais.

conceito-tesouraria-11

Durante estes encontros, foram analisadas as estratégias de inovação levadas a cabos pelas empresas portuguesas no âmbito financeiro, e a incidência de implementações de soluções SAP nesta área.

A este respeito, Luis Ortega, diretor da área de Tesouraria na Stratesys, assegura que “até há relativamente pouco tempo, as empresas portuguesas procuravam soluções tecnológicas de nicho. Contudo, existe atualmente uma clara tendência para adotar sistemas totalmente integrados, que contemplam a gestão de tesouraria com uma área preferencial de atuação”.

Desta forma, os especialistas reunidos na discussão deste tema, detetaram pelo menos seis aspetos que podem ser mitigados com a implementação de soluções tecnológicas adequadas às necessidades de tesouraria de cada empresa:

  1. Atraso na obtenção de informação da situação financeira da empresa, com os consequentes aumentos de custos em comissões e juros.
  2. Ausência de previsões para o futuro da tesouraria, a curto e médio prazo.
  3. Problemas na gestão das linhas de financiamento.
  4. Atrasos nos prazos de encerramento mensais, trimestrais e anuais.
  5. Dificuldade e morosidade na elaboração e acompanhamento do orçamento de tesouraria.
  6. Falta de acompanhamento da relação com os bancos (juros aplicados, comissões, volume de negócio gerado) e sua negociação.

A Stratesys é uma multinacional que conta com mais de 18 anos de percurso como consultora de serviços TIC e especialista em tecnologia SAP. Está presente em Portugal desde 2008, data em que iniciou a sua atuação, com a abertura de escritório na capital e início da sua aliança como Service Partner de SAP.