Como migrar negócios para modelo digital? Unisys aponta desafios

Na pesquisa, conduzida pelo IDG Research, 188 participantes indicaram que a transformação digital de negócios é a chave para elevar os níveis de serviços oferecidos para as procuras interna e externa e 55% citam a exigência de serviço como o principal desafio para 2016.

O modelo digital de negócios representa a convergência de tecnologias sociais, nuvem, mobilidade, análise de dados e segurança para conduzir a novas iniciativas, assim como engajar, habilitar e apoiar a nova geração de profissionais que já nasceram na era digital, incluindo a sua base de clientes. Além disso, a infraestrutura de TI que possibilita a transformação digital de negócios deve ser flexível, escalável e sob demanda.

Além disso, 65% dos entrevistados consideram altamente importante que as suas organizações modifiquem tecnologia, processos ou recursos de TI nos próximos 12 meses, para implementar iniciativas digitais, com foco em cinco áreas-chave: desenvolvimento de aplicações móveis, cloud computing, medias sociais, análise de dados e segurança.

No entanto, 54% avaliam o progresso das organizações neste sentido como na média ou abaixo das expectativas do utilizador (32% e 22%, respectivamente), enquanto 45% indicaram que as taxas de avanço destas iniciativas estão acima da média.

Menos de 20% dos entrevistados que apontaram cinco áreas de TI prioritárias para a implementação de negócios digitais relataram progresso significativo em alguma delas. Poucos indicam que a sua organização está pronta para satisfazer as expectativas dos clientes nos próximos 12 meses.

Apenas 41% responderam que a sua tecnologia ou infraestrutura está preparada, enquanto 40% e 39%, respectivamente, classificaram como adequados o conjunto de habilidades em TI e as suas estratégias de segurança e compliance.

Alguns dos principais desafios apontados no estudo da Unisys

  • 54% avaliam como médio ou baixo o progresso em direção a um modelo digital nas suas organizações;
  • 55% apontam que a qualidade do atendimento nos serviços ao utilizador final é o principal desafio de 2016;
  • 65% acreditam que a modificação dos recursos de TI e a adequação dos processos são prioridades imediatas.
Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

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