Comparador de tarifários da Anacom teve aumento de 55% no tráfego em 2015

O simulador lançado pela Anacom para comparar tarifários teve um aumento de 55,22% no tráfego em 2015, ultrapassando 147 mil visitas.

A Anacom reporta ainda um crescimento de 46,72% no número de utilizadores face a 2014, totalizando 116 925 cibernautas. De acordo com o regulador, a funcionalidade mais procurada pelos utilizadores no COM.escolha foi a consulta de tarifários de internet.

Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2015, foram visitadas 713 547 páginas, o que representa uma média de 4,87 páginas por visita. Cada visitante esteve no comparador, em média, 4 minutos e 37 segundos. A taxa de retorno de visitantes foi de 16,8%, sendo que 83,2% dos acessos foram originados por novos utilizadores.

Este comparador, COM.escolha, foi lançado em 2011 para permitir a consulta de  tarifários e simular consumos de Internet, telefone móvel, telefone fixo e televisão. Recebeu no ano passado várias novas funcionalidades, que oferecem “uma análise mais completa” das ofertas existentes no mercado, a que a Anacom atribui o aumento do tráfego.

Por exemplo, o comparador passou a incluir os tarifários de Internet no telemóvel e vários  custos associados, como os de instalação e ativação e de aquisição e aluguer de equipamentos. Acabam por ser custos relevantes quando se faz a comparação do preço total dos contratos. O regulador sublinha que as diferenças de preços e de características entre as ofertas existentes no mercado estão a esbater-se e que “as diferenças entre os vários produtos resultam, muitas vezes, dos custos de instalação/ativação e dos custos de aquisição/aluguer de equipamentos.”

Outra parte importante do portal é a disponibilização de informação específica sobre os custos de rescisão dos contratos, um dos itens que normalmente causa mais dúvidas e reclamações. O COM.escolha inclui ainda informação sobre os preços das chamadas de voz e das mensagens de texto do serviço móvel e dos pacotes que integram este serviço. 

Disponível no site da Anacom, o COM.escolha está dividido em seis áreas – Internet, Televisão, Móvel, Fixo, Combinados e Ofertas para utilizadores com necessidades especiais. Tem ainda um guia que ajuda os cibernautas a consultar as métricas oferecidas pelo portal.