Congresso das Comunicações discute impacto da Cloud

A primeira temática a estar em discussão no auditório dois do Centro de Congresso de Lisboa foi a Cloud. Para este fórum foram convidados seis oradores: Carlos Leite, Membro da Comissão Executiva da HP; José Manuel Paraíso, Diretor da Divisão de Setores da IBM Portugal; Luís Ribeiro, Pre-Sales Director da Alcatel-Lucent; Miguel Moreira, Administrador-Delegado da PT SI; Nuno Santos, CEO da GFI Portugal e Pedro Ferreira, Country Director da Huawei.

CloudPara inciar o fórum foi convidado Bernardo Gomes, Diretor Técnico da Hospitale (AeC), que apresentou alguns resultados sobre a Cloud na área em que a sua empresa atua – Minas Gerais, Brasil.

Bernardo Gomes falou das grandes dificuldades de infraestrutura que o seu país ainda tem, dos problemas com o governo, que adota políticas a curto prazo e acaba por travar o desenvovimento das empresas que atuam neste setor e da banda larga móvel reduzida na sua área de atuação (Minas Gerais).

Depois desta introdução foi a vez de José Manuel Paraíso da IBM Portugal tomar a palavra. O orador começou por dar a sua opinião em relação à confiança, ser ou não um fator inibidor em relação à Cloud. Do seu ponto de vista,  confiança não é um inibidor. Existem outros inibidores que tem haver com os sistemas legacy.

A aposta da IBM na aposta da cloud é uma estratégia definidia há muito tempo. A cloud vai criar mais valor no mercado em soluções que as empresas não usam.

O responsável da IBM diz que “as empresas têm sistemas tradicionais que só lhes permitem analisar as suas informações. Hoje, pretende-se que as empresas tenham acesso a informações que lhes digam o que os seus clientes pretendem”.

Carlos Leite da HP, o orador que se seguiu, começou por falar da necessidade de investir em TI por parte das empresas. O número de dispositivos aumenta, o número de dados aumenta e, para gerir estes volumes é necessário que as empresas invistam em sistemas de TI mais eficazes. “As empresas hoje têm de ter agilidade e flexibilidade para atuar em novos processos negócios, negócios mundiais”, explica.

A cloud contribui para agilizar estas ofertas de negócio. “É um ecossistema que está a ser criado e que tem de ser reforçado. A estrutura de parceiros é essecencial para a interação com os clientes”.

Outro dos convidados presentes foi Luís Ribeiro, Pre-Sales Director da Alcatel-Lucent. O orador começou por falar da importância que têm dos exemplos de referência, quando falamos de Cloud. “Quando começámos neste projeto da cloud, avançamos com parcerias com outras organizações, o que é muito importante”.

Miguel Moreira, Administrador-Delegado da PT SI disse que “não devemos centrar-nos na administração pública pois é apenas uma parte”. A forma como é levado o serviço da Cloud para o mercado tem de evoluir.

O representante da PT SI falou da importância das TI e das oportunidades que estas nos dão.

De seguida, o convidado que tomou a palavra foi Pedro Ferreira, Country Director da Huawei, que falou das barreiras que ainda são precisas vencer no mercado da Cloud. Em relação ao posiconamento face à Cloud, o representante da Huawei disse que “no setor público e privado, quem está melhor posicionado para oferecer serviços cloud são as operadoras de telecomunicacções”.

Por último, tomou a palavra Nuno Santos, CEO da Gfi Portugal. Este começou por definir Cloud dizendo que “a cloud envolve argumentos muito técnicos, a explicação tem que ser simplificada porque os decisores nem sempre são técnicos. Não é mais que disponibilização de serviços de uma forma mais fácil”. O CEO da Gfi falou ainda da questão da Administração Pública e das diferenças entre o setor público e privado.