CONNECT 4.0: capacitar empresas tecnológicas para entrada em mercados internacionais

Altice, Brisa, Glintt e Siemens são algumas das empresas de grande dimensão que já integram o CONNECT e que vão apoiar as PME tecnológicas portuguesas.

O Programa CONNECT 4.0, iniciativa promovida pela COTEC Portugal, vai capacitar as empresas tecnológicas portuguesas para a entrada em mercados internacionais, acelerando o desenvolvimento e crescimento dos seus negócios.

O lançamento desta iniciativa acontece já este mês e pretende, até ao final do ano, abranger cerca de 150 empresas.

Em Portugal, o sector das tecnologias de informação nacional é composto por cerca de 15 mil empresas, responsáveis por empregar mais de 97 mil colaboradores qualificados e por receitas superiores a 7.117 milhões de euros.

No entanto, as receitas provenientes de mercados externos foram, em 2020, de 2.158 milhões de euros, o correspondente a 37% das receitas totais do sector.

Os negócios com o exterior, embora com um assinalável crescimento médio anual entre 2015-2020 de 21%, têm ainda uma representatividade substancialmente inferior ao peso médio das exportações na economia nacional.

Nessa medida, esta iniciativa é vista pela COTEC Portugal como uma oportunidade para a promoção da oferta tecnológica, estimulando novas formas de internacionalização do sector 4.0 nacional “mais eficientes e que tirem maior partido da realidade global dos marketplaces digitais”.

Segundo Jorge Portugal, Diretor Geral da COTEC Portugal, “o CONNECT 4.0 será um importante contributo para reforçar as condições de internacionalização do tecido empresarial português no setor 4.0, incentivando a soberania digital, o aumento das exportações tecnológicas e a visibilidade internacional do nosso país na indústria 4.0”.

Para alcançar este objetivo, o programa vai tirar partido da posição internacional das empresas instaladas em Portugal (empresas “âncora”), que já têm acesso a mercados externos, aproveitando o efeito de arrastamento.

Altice, Brisa, Glintt e Siemens são as empresas “âncora” que já abraçaram o projeto e que vão receber nas suas instalações eventos de apoio à capacitação de PME para a internacionalização.

Adicionalmente, o programa pretende utilizar plataformas e marketplaces online para estimular e concretizar interações eficientes entre potenciais parceiros de negócios, promovendo a formação de novos ecossistemas de soluções direcionados a mercados internacionais.

A plataforma CONNECT estará assente na plataforma multilateral digital Bridgewhat, o veículo operacional para capacitar e treinar as empresas tecnológicas no desenvolvimento de técnicas de marketing e comerciais online e nas interações com empresas estabelecidas em mercados internacionais (designadas “âncoras”) em ambientes reais de “marketplace” online.

A plataforma permitirá a abordagem do “processo de capacitação” voltada para a atuação prática e para a experimentação, valorizando a aquisição de conhecimento empírico combinado com ferramentas de análise e partilha de experiência de especialistas acessível sobre a forma de conteúdos (escritos ou vídeos).

Através da plataforma será também possível entrar em contacto com as empresas âncora, adquirir conhecimento sobre estratégias de internacionalização, desenvolver competências de marketing e geração de leads, mas também estabelecer sinergias com outros participantes do programa.

Co-financiado pela COTEC e pelo programa COMPETE 2020, “o CONNECT 4.0 é, assim, uma oportunidade para promover o crescimento internacional das empresas portuguesas”, acrescenta Jorge Portugal.