Nova consola Nintendo NX chega em março de 2017

Quem esperava que a Nintendo lançasse a sua nova consola ainda este ano vai ter de esperar. A fabricante japonesa anunciou que o próximo sistema, com nome de código NX, vai chegar ao mercado em março de 2017.

O anúncio acabou por desviar a atenção dos péssimos resultados que a Nintendo apresentou para o ano fiscal, terminado a 31 de março: os lucros deram um tombo de 60%, para 131 milhões de euros, com as vendas totais a contraírem 8% para 4 mil milhões. A consola NX será fundamental para inverter esta tendência de queda, que se vem repetindo trimestre a trimestre.

“Ao mesmo tempo que partilhamos os resultados do ano fiscal que agora chega ao fim, olhamos também para o futuro com entusiasmo relativo ao crescimento do nosso negócio nos dispositivos móveis, novos produtos para as nossas consolas de videojogos e contínuo progresso dos nossos esforços no sentido de aumentar o número de consumidores que experiencia as nossas propriedades intelectuais através de jogos, licenciamento e outras atividades de entretenimento”, declarou o presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima. 

Algo que a empresa está a sublinhar é que a NX não será pré-apresentada na feira de videojogos E3 deste ano, que decorre em Los Angeles no próximo mês de junho. “Será desvendada numa data posterior dentro do corrente ano”, adianta a fabricante.

Houve oportunidade também para outros updates. O próximo título de The Legend of Zelda será lançado tanto para a Wii U como para a NX, estando ambas as versões do jogo a serem desenvolvidas em paralelo. O jogo chegará ao mercado em 2017, mas será o principal destaque da Nintendo para a E3 2016. Aliás, será o único jogo da marca japonesa disponível na feira.

Quanto à Miitomo, a primeira aplicação da Nintendo para smartphones e tablets, ainda não tem data confirmada de chegada a Portugal. A marca revelou, entretanto, que a app já chegou a “mais de 10 milhões de utilizadores únicos em todo o mundo.”

Também estão na calha mais duas novas aplicações de jogo, cujo lançamento global está previsto para o outono deste ano. Serão baseadas em duas séries de videojogos. Uma é sobre o Fire Emblem, em que a Nintendo planeia oferecer a experiência completa de um jogo de role-play de estratégia. A outra é sobre Animal Crossing, que vai estar ligada ao universo deste jogo para as consolas dedicadas.