PlayStation Experience | Sony surpreende com exclusivos e regressos

A Sony deu o pontapé de saída no PlayStation Experience 2016 com uma conferência de imprensa em que apresentou suas maiores novidades para o próximo ano. O evento decorre este fim de semana em Anaheim, perto de Los Angeles.

*em Anaheim

A abertura foi em grande, com um trailer de dez minutos de “Uncharted: The Lost Legacy” – um jogo standlone em que o estúdio Naughty Dog recupera duas personagens do passado, Chloe e Nadine. As atrizes que lhes dão vida, Claudia Black e Laura Bailey, participaram num painel com o diretor criativo do estúdio, Shaun  Escayg, o diretor de jogos Kurt Margeneau e Josh Scherr.

A ação decorre numa cidade em guerra no Médio Oriente, mas só no final do trailer se percebe do que se trata. Este exclusivo para PS4 foi efusivamente festejado pelos milhares de fãs na audiência, que terão a oportunidade de aceder a vários jogos que ainda não estão disponíveis já este fim de semana.

“Este é o aniversário da PlayStation”, lembrou Shawn Layden, chairman da Sony Interactive Entertainment Studios, na abertura da apresentação. “Andamos por cá há 22 anos e não vamos desaparecer tão cedo”, brincou. A energia no centro de convenções de Anaheim era palpável desde cedo, com os jogadores a fazerem fila para entrar antes das oito da manhã.

O entusiasmo não foi em vão. Além da surpresa “Uncharted”, a SIE e Naughty Dog fecharam a apresentação com a revelação de “The Last of Us – Part II.” Shawn avisou que o jogo ainda está “numa fase muito incipiente de desenvolvimento.” No painel, os responsáveis do estúdio partilharam também que estão a usar novas tecnologias, como a importação de cenários digitais que lhes permite filmar como se estivessem num estúdio real.

Em PlayStation VR, destaque para “Starblood Arena“, que chega na primavera de 2017, e para “Resident Evil 7”, que recebe um update gigantesco este fim de semana. A zona dedicada ao título foi uma das mais concorridas do dia, e também uma das maiores e melhor caracterizadas.

No evento a Sony apresentou também o novo trailer de “Horizon: Zero Dawn”, do Gorilla Games, que chega no final de fevereiro. “Vai ser o próximo blockbuster da PlayStation”, prometeu o responsável de marketing Asad Qizilbash.

Outras novidades apresentadas na keynote foram Marvel vs Capcom Infinite, que chega em 2017, e a disponibilização a partir de hoje do Ultimate Marvel vs Capcom 3. Houve um cheiro a nostalgia com as remasterizações de Patapon, Parappa the Rapper e LocoRoco.

Mais: Lara Croft Go, Knack 2, Gravity Rush 2, Ni No Kuni II, Revenant Kingdom, Yakuza 6 The Song of Life, Danganronpa v3, NieR: Automata, Ys Origin, Dreadnought, Pyre, What remains of Edith Finch e Nex Machina, entre outros.

A zona de exposição e jogos este ano é bastante grande, com os maiores nomes da indústria – desde Bandai Namco a Capcom – e centenas de jogos para testar, além de merchandising e empresas com serviços relacionados.

“Foi um excelente ano para nós”, afirmou Shawn Layden. “A nação PlayStation é tão poderosa“, concluiu, a voz afogada entre as palmas e gritos dos jogadores que se juntaram para a terceira edição da PlayStation Experience.