Faturação eletrónica ajuda empresas a poupar

Segundo o “Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal 2021-2022” da SERES, volume total de faturas eletrónicas em empresas portuguesaspassou de 6.106.070 no primeiro semestre de 2021 para 7.188.738 no mesmo período em 2022, representando um aumento de 18%.

Este aumento na adoção da fatura eletrónica reflete-se diretamente nas poupanças das empresas e no número de horas dos colaboradores, permitindo uma poupança de 55.784.607€ e de 15 anos laborais (30.398 horas).

Este estudo, que conta com a participação de cerca de 15.000 empresas de diversos setores de atividade, dimensão e localização geográfica, mostra que Lisboa continua a ser a cidade que tem maior percentagem de emissão de faturas (75,65%), seguida pela cidade de Faro (4,47%), pelos Açores (3,08%) e por Aveiro (2,63%).

A região que demonstrou um maior crescimento na emissão de faturas eletrónicas foi Leiria, com mais 1,98% face ao ano anterior. No que diz respeito à percentagem relativamente ao valor total de faturas rececionadas, Lisboa mantém-se em primeiro lugar com 25,29%, seguida por Aveiro, com 13,69% (representando um aumento de 4,67% face a 2021) e Faro com 11,17%.

O setor da indústria é o que demonstra um maior aumento em relação à emissão de faturas eletrónicas (+4,12%), bem como as grandes empresas (+28,25%).

O “Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal” aborda a utilização e adoção da faturação eletrónica no nosso país e pretende dar a conhecer a evolução da utilização de fatura eletrónica das empresas portuguesas e conhecer o nível de implementação atual da fatura eletrónica em Portugal de forma a entender quais são as principais medidas necessárias para fomentar a utilização da mesma.

 “Este estudo permite-nos perceber o atual nível de digitalização das empresas portuguesas, e acompanhar a sua evolução por região, dimensão e também setor de atividade. Embora o processo esteja a decorrer, e tenhamos tido algumas surpresas agradáveis como o caso de Leiria, a região com maior crescimento na emissão de faturas eletrónicas, o mesmo permanece mais lento do que o desejado. A faturação eletrónica é uma ferramenta essencial na transformação digital das empresas e a Seres quer fazer parte da solução e ajudar as empresas a se tornarem cada vez mais digitais”, comenta Tiago Cancela, sales manager da Seres Portugal.

Segundo dados da Eurostat, na globalidade, quase 80% dos negócios a nível nacional permanecem atrasados no processo de transformação digital.