Prémio INOVA+ distingue projetos de Inovação Científica, Empresarial e Pública

Uma nova categoria dedicada à Inovação para Cidades Criativas e o período de votação pública são as principais novidades desta edição, cujas as candidaturas decorrem até 21 de junho.

Estão abertas as candidaturas ao Prémio INOVA+ 2024.

Trata-se de um iniciativa que conta com o Alto Patrocínio  do Presidente da República e se destina a produtos, serviços, soluções e/ou tecnologias diferenciadores e em áreas emergentes, capazes de dar resposta às principais prioridades europeias.

Em 2022, para assinalar o seu 25º aniversário, a consultora INOVA+ lançou a primeira edição deste Prémio e a iniciativa contou com cerca de 230 manifestações de interesse e 50 candidaturas formalizadas.

Esta segunda edição terá um processo de candidatura mais simples, baseado na submissão de um Pitch-deck, e divide-se em três categorias: Inovação Científica, Inovação Empresarial e Inovação para Cidades Criativas.

Em cada categoria, o primeiro classificado receberá um prémio pecuniário de 5 mil euros, enquanto o segundo e o terceiro terão acesso a serviços de consultoria especializada no valor de 2,5 mil euros.

Ao Prémio INOVA+ de Inovação Científica podem candidatar-se investigadores de qualquer grau, desde que oficialmente integrados em Laboratórios ou Grupos de Investigação.

Esta categoria vai distinguir projetos com aplicação e impacto na indústria e/ou na sociedade, capazes de dar resposta às principais prioridades europeias: sustentabilidade e transformação digital, e subtópicos associados.

Ao Prémio INOVA+ de Inovação Empresarial podem candidatar-se empresas portuguesas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica com atividades de I&D e inovação.

Esta categoria vai distinguir projetos de I&D e Inovação, com elevado potencial de mercado e capacidade de scale-up internacional.

Por último, ao Prémio INOVA+ de Inovação para Cidades Criativas podem candidatar-se entidades e/ou empresas públicas e organizações sem fins lucrativos, com projetos enquadráveis nesta temática.

Esta categoria vai distinguir soluções que respondam a desafios societais com impacto nos territórios, e se enquadrem no conceito S+T+ARTS (com uma dimensão artística tangível integrada com uma dimensão tecnológica e/ou científica).