Continental lança solução cloud para carros conectados

O novo Cloud Terminal oferece máxima flexibilidade, permitindo a transferência das aplicações integradas na unidade central para a nuvem. Desta forma, as apps são processadas antes de serem apresentadas no navegador do carro e estão sempre atualizadas. 

De acordo com a Continental, as novas funções e micro- serviços podem ser adicionados ao sistema, mesmo depois do início da produção, graças à utilização de soluções de Internet das Coisas, protocolos abertos e interfaces padrão, como MQTT ou interface REST.

O Cloud Terminal também funciona como um copiloto digital, analisando os hábitos do condutor em diferentes alturas do dia e da semana. Assim, pode definir automaticamente o programa de infotainment para emitir, por exemplo, a estação de rádio favorita no caminho para o emprego ou apresentar uma rota, de forma automática, no sistema de navegação para o ginásio à quarta-feira pois o condutor costuma ir a esse espaço nesse dia. 

Além disso, o rádio padrão pode ser otimizado de formas importantes através da inclusão de serviços de cloud extra e de sistemas de inteligência artificial. O rádio pode mudar as estações sozinho para que o condutor possa ouvir os seus artistas favoritos, fornecer recomendações para outras estações de rádio especializadas com base nos hábitos de escuta, entre outras funcionalidades.

A empresa alemã anunciou ainda que vai organizar o Continental.cloud Hackathon durante a IAA,  evento colaborativo de desenvolvimento de software acontece a 18 e 19 de setembro em Frankfurt am Main.

Os participantes competirão em equipas e colocarão as suas ideias em prática com a ajuda de peritos da Continental. Cada equipa desenvolverá uma aplicação para o veículo para integração direta no cloud terminal, sendo que o conteúdo não está limitado a funções relacionadas com o veículo, podendo focar-se noutras tendências atuais ou incorporar dados como a informação para cidades inteligentes, smartphones, redes sociais ou casas inteligentes.

Os desenvolvedores vão usar o protocolo aberto Web Application Messaging Protocol (WAMP), que permite usar uma grande gama de linguagens de programação e as aplicações concluídas terão de ser então escritas em HTML5, tecnologia utilizada pela solução da Continental.

“A nossa abordagem aberta torna o cloud terminal num sistema de infotainment completamente flexível que é vantajoso tanto para condutores como para os fabricantes de automóveis”, explica Johann Hiebl, diretor da Unidade de Negócio de Infotainment & Conectividade na Continental.

“Isto permite que os condutores obtenham novas aplicações de forma rápida e fácil e os fabricantes de automóveis podem usar as aplicações em vários modelos e classes de veículos a um preço reduzido”, acrescenta o executivo.