Coreia do Sul visita sede da Google em Mountain View

Oficiais da Comissão Coreana para as Comunicações, a entidade reguladora do setor das Tecnologias de Informação na Coreia do Sul, fizeram um visita à sede da gigante tecnológica Google na região de Mountain View, na Califórnia. Segundo consta, a República da Coreia queria verificar se a norte-americana havia aquiescido com uma ordem que havia emitido e que obrigava a tecnológica a eliminar os dados relativos a centenas de utilizadores sul-coreanos.

google coreia sul

Em janeiro, a Comissão havia flagelado com uma coima de 207 mil dólares a multinacional tecnológica liderada por Larry Page, depois de o governo sul-coreano ter descoberto que a Google recolhera, sem a devida autorização, dados relativos à Coreia do Sul, quando desenvolvia a sua aplicação Street View.

A Comissão havia também declarado que a Google era obrigada a eliminar um conjunto de informações pessoais pertencentes a 600 mil cidadãos sul-coreanos, dos seus servidores e das suas unidades de armazenamento.

Depois da visita ao quartel-general do maior motor de pesquisa online do mundo, os oficiais da Comissão confirmaram que a tecnológica norte-americana havia, com efeito, cumprido com a ordem e eliminado os dados em questão e que até destruíra os discos em que estes haviam sido armazenados.

Este é um acontecimento inédito, visto que a Coreia do Sul nunca antes havia sancionado uma empresa estrangeira pela violação das suas leis de privacidade. E é também a primeira vez que o governo sul-coreano destacou uma equipa de oficiais para averiguar se a ordem emitida fora devidamente cumprida.

Apesar da Google se manter sob a sombra do Naver – o motor de busca que na Coreia do Sul monopoliza 70 por cento do mercado da pesquisa online – a tecnológica norte-americana está a conquistar cada vez mais poder neste setor, devido à crescente adesão aos seus dispositivos Android.