Create IT contribui para a modernização tecnológica da Unicre

A modernização tecnológica potenciada pelo ecossistema BizTalk Server permitiu à Unicre aproveitar todas as novas funcionalidades e superior desempenho da versão 2016 e otimizar a execução, workflow e integração dos processos de negócio existentes.

A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio, foi selecionada pela Unicre para a implementação da nova versão do BizTalk Server – da edição 2006 para a edição 2016, a mais recente – e consequente modernização tecnológica da sua infraestrutura, com suporte a 44 processos de negócio distintos.

Desafio

A Unicre é uma instituição financeira portuguesa especialista na gestão, emissão e disponibilização de soluções de pagamento há mais de 40 anos. O principal foco da sua atividade é a emissão e gestão de cartões de crédito e serviços de Card Management, a concessão de crédito pessoal e a disponibilização de soluções para aceitação de pagamentos em comerciantes. A Unicre detém algumas marcas de referência, como a Redunicre e o Unibanco. A Redunicre é o Acquirer principal em Portugal, aceitando a maioria dos schemes internacionais.

Em pleno processo de modernização tecnológica, a Unicre decidiu migrar a infraestrutura BizTalk Server da edição 2006 para a edição mais recente. A versão utilizada já não era suportada pela Microsoft e estava desatualizada face às necessidades da empresa. Por outro lado, as funcionalidades da nova versão e o seu superior desempenho eram um claro driver para a mudança. «A competência, reconhecimento e experiência em implementações BizTalk Server aliadas à abordagem ágil e focada no conhecimento, quer da tecnologia quer do negócio, levaram a Unicre a optar pela Create IT para a concretização do projeto», lê-se no comunicado enviado à imprensa.

«O modelo de proximidade durante a implementação com a equipa do cliente foi uma mais-valia em termos de passagem de conhecimento para ganho de autonomia em fase de manutenção», aponta Gustavo Leitão, Gestor do Projeto da Create IT.

Solução

A nova versão do BizTalk Server foi implementada seguindo um processo iterativo, de duas em duas versões, cumprindo um conjunto de ações pré-acordadas de levantamento, execução da migração, testes em qualidade e produção. «Adicionalmente, a documentação de todo o procedimento, garantiu um go-live com downtime reduzido e total sucesso», explica Tiago Oliveira, Responsável Técnico da Create IT.

O Microsoft BizTalk Server é um sistema de middleware que permite às empresas automatizar a execução e o workflow dos processos de negócio através de adaptadores que interligam os diferentes softwares utilizados.

O processo de implementação foi complexo, «como é normal na atualização de soluções com 10 anos de diferença (BizTalk Server 2006 para BizTalk Server 2016)», diz a empresa em comunicado. «Mas a experiência e know-how da Create IT e o forte compromisso e envolvimento da Unicre, garantiram que a execução decorresse com grande sucesso, tendo cumprido totalmente o plano acordado com satisfação de todos os intervenientes».

A implementação demorou cerca de 10 semanas e envolveu três elementos da Create IT e quatro da Unicre. A nova versão do BizTalk Server está a ser utilizada sem qualquer ocorrência reportada até ao momento.

«A solução está a funcionar na sua plenitude, 24 horas por dia, sem qualquer ocorrência até ao momento», salienta Tiago Oliveira, Responsável Técnico do Projeto da Create IT. «O cliente está bastante satisfeito, não só com o profissionalismo e expertise da Create IT, mas também com a experiência e dedicação demonstrados na persecução dos objetivos».