Criar valor ao sabor da inovação tecnológica

carlos sousa

As indústrias desenvolvem-se ao ritmo das inovações tecnológicas – a variante aqui é, apenas, a velocidade desta mudança. Ainda que vários fatores possam influenciar, o principal acelerador é sempre a criação de valor.

Global ideas and innovation concept

Uma das variáveis que mais contribui para o carácter do desenvolvimento das empresas é o seu investimento em R&D (Research and Development). Este termo, normalmente associado às atividades relacionadas com a inovação tecnológica de empresas ou entidades governamentais, descreve de forma positiva a produtividade empresarial, caso a mesma apresente um desenvolvimento tecnológico notório.

Assim se justifica que a indústria de artes gráficas, graças ao seu elevado componente tecnológico, seja líder no aumento da produtividade e otimização de recursos empresariais e logísticos. São inúmeras as melhorias introduzidas na indústria de impressão e muitas as empresas que, depois de anos de investimento em investigação, transformaram o fator tecnológico numa referência associada à sua marca, tornando-se altamente competitivas num setor com uma forte concorrência.

Neste contexto, a oferta de produtos e soluções de impressão foi obrigada a superar-se, introduzindo tecnologias para todo o tipo de empresas e respetivos centros de negócios, como por exemplo as revolucionárias impressoras LED com impressão digital a cinco cores, CMYK + branco ou brilho, em formatos até A3 +.

Esta tecnologia, de toners de branco e brilho, possibilita que os profissionais da indústria das artes gráficas consigam conferir uma nova dinâmica e qualidade aos seus materiais e cópias digitais num curto espaço de tempo, tendo em conta as necessidades de cada cliente, com uma excelente flexibilidade de suportes ao alcance de qualquer empresa criativa.

Mais, cria uma possibilidade de acesso a novas fontes de receitas para que seja possível aproveitar todas as opções de impressão e produção de materiais gráficos, incluindo packaging, catálogos, brochuras e flyers, cartões de visita, convites, ementas ou materiais de ponto de venda.

O desenvolvimento tecnológico potencia, obviamente, a melhoria dos processos e dos resultados da indústria das artes gráficas. Porém, não acompanhar as tendências atentamente poderá ser o fator que separa o sucesso do insucesso.