Categories: Segurança

Dados da Segurança Interna dos EUA foram alvo de ciberataque

A US Investigations Service (USIS), empresa que realiza verificações de antecedentes para o Departamento de Segurança Interna norte-americano, revelou ter sido vítima de um ataque cibernético que, ao que tudo indica, foi apoiado por uma qualquer entidade governamental.

De acordo com o Washington Post, o primeiro a publicar o acontecimento, o ataque digital terá tido como objetivo o furto de dados pessoais pertencentes a pessoal dos Departamento de Segurança Interna (DSI).

Nestas circunstâncias, o departamento cessara todas as suas operações com a empresa de segurança, enquanto o FBI não apurar a dimensão e orquestradores do “assalto digital”.

Um porta-voz do DSI, Peter Boogaard, afirmou que um esforço multi-agências deverá apurar as causas do ataque e averiguar a quantidade de informação ilegitimamente acedida.

“Até agora, a nossa análise forense indica que parte do pessoal do DSI pode ter sido afetada”, disse Boogaard, acrescentando que o departamento pediu a todos os seus funcionários que escrutinassem os registos financeiros em busca de atividades suspeitas.

O Washington Post comunicara também que o Gabinete de Gestão de Pessoal suspendera as suas interações com a USIS, apesar de oficiais do governo terem dito que era improvável que o ataque alvejasse pessoal externo ao DSI.

“Vamos apoiar as autoridades na investigação e nas acusações que forem lançadas àqueles que sejam determinados como responsáveis por este ataque”, disse a USIS, dizendo que os especialistas acreditam que os dados recolhidos até agora relativos ao incidente evidenciam um apoio governamental.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago