Dassault e Airbus anunciam parceria com Campus de Inovação da WSU

A Dassault Systèmes, empresa de software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia a inauguração de um novo espaço com a Airbus na Universidade Estadual de Wichita – WSU (Wichita State
University). O espaço será utilizado pelas empresas para o desenvolvimento de novas tecnologias no Campus de Inovação da WSU.

“Este é o início de uma nova era na Universidade Estadual de Wichita, uma oportunidade para os estudantes trabalharem ao lado de profissionais experientes, ganharem conhecimento sobre ferramentas e processos utilizados pela indústria. Vemos esta iniciativa como um modelo para futuras parcerias em área como negócios, educação, saúde, artes e ciências”, afirmou John Bardo, Presidente da WSU.

Como parceiros do Campus de Inovação da WSU, a Airbus Engineering e a Dassault Systèmes têm acesso à sua infraestrutura de suporte, incluindo os laboratórios de pesquisa, salas de reuniões, oportunidades de educação/formação e colaboração ilimitada com os professores, funcionários, estudantes e entidades empresariais.

Essas vantagens foram fundamentais para a decisão de mudança do centro de engenharia da Airbus Americas Wichita para o Campus de Inovação da WSU no início de 2017. O prédio da Airbus possui dois andares, mais de 8 mil metros quadrados de construção e 300 colaboradores. 

“O grupo de talentos para a área aeroespacial e de aviação da WSU está entre um dos mais ricos do mundo”, referiu, em comunicado, John O’Leary, Vice-Presidente da Airbus Americas Engineering. “A expertise aeronáutica é reconhecida pela Airbus e globalmente. O Campus de Inovação só fará com que o conhecimento e experiência da universidade cresçam.”

Segundo a Dassault Systèmes, o novo centro de 3DEXPERIENCE, que abriu ao lado da Airbus na WSU, serve para o desenvolvimento de novos modelos e produtos 3D, simulação virtual,   desenvolvimento de novos materiais de engenharia e manufatura avançada Multi-Robótica (MRAM). O centro é uma parceria única entre o National Institute for Aviation Research – NIAR, a Universidade de Wichita e a empresa francesa.

“A nossa parceria com a Universidade Estadual de Wichita é um modelo de como instituições públicas e empresas podem trabalhar juntas para o avanço de novas tecnologias”, disse Michel Tellier, Vice-Presidente para a Indústria Aeroespacial & Defesa da Dassault Systèmes.

“O nosso novo centro de 3DEXPERIENCE ajudará as companhias a resolver os problemas de hoje enquanto treina a força de trabalho do amanhã. As técnicas  avançadas de manufatura, pesquisa de novos materiais e inovação da simulação 3D que são reveladas nesta nova unidade terão impacto imediato na indústria aeroespacial e também serão aplicáveis a inúmeros outros setores no mundo,” acrescentou o executivo.