Categories: Negócios

Data Science Portuguese Association quer potenciar o valor do setor

A Associação tem como objetivos a promoção de Data Science a nível nacional e internacional, a representação do setor perante as entidades reguladoras, a cooperação com entidades públicas, empresas e instituições universitárias e a certificação e formação de profissionais de Data Science.

Além disso, pretende ainda promover a regulação, a ética, a segurança, o empreendedorismo e a inovação das empresas portuguesas, assim como o desenvolvimento e apoio a projetos de utilidade pública no âmbito de Data Science.

A Associação acolherá vários tipos de Associados, desde estudantes e profissionais do setor  a associados institucionais ou corporate, e todos os que tenham interesse nesta área. Para 2018 estão já previstas várias iniciativas, entre as quais se destacam a organização de workshops e reuniões temáticas e a realização de um concurso internacional de Data Science, prevendo a sua primeira grande conferência internacional para o segundo semestre.

«A atração de empresas e talento exterior para a sua fixação em Portugal e a cooperação no ensino de Data Science complementam a estratégia para tornar o país mais atrativo e competitivo no plano internacional», salienta, em comunicado, Fernando Matos, Presidente da Direção da Data Science Portuguese Association. 

 «A DSPA contribuirá claramente para a escalada internacional do ecossistema português de produtos e serviços de base tecnológica, cimentando o posicionamento já conquistado pelo país neste domínio», afirma, por sua vez, Guilherme Ramos Pereira, Diretor Executivo da Associação  que na qualidade de Secretário geral da Associação Portugal Outsourcing até 2016, liderou o processo de dinamização do setor dos Serviços com recursos às TIC em Portugal e da promoção do país enquanto plataforma internacional de excelência para a prestação destes serviços.

Os Órgãos Sociais da DSPA são compostos por elementos com experiência e conhecimento diversificados em vários domínios, nomeadamente Allen Vasconcelos, Deputy Marketing Director da EDP;  André Rufino, Senior Manager da AGEAS; Filipe Vasconcelos Romão, Professor Universitário da UAL e ISCTE; Luís Bettencourt Moniz, Marketing Manager do SAS; Manuel Dias, Analytics Lead da Microsoft; Maria Conceição Mota,  BI and Financial Applications Manager da Fidelidade, entre outros.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

6 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

2 semanas ago