Categories: Negócios

Data Science Portuguese Association quer potenciar o valor do setor

A Associação tem como objetivos a promoção de Data Science a nível nacional e internacional, a representação do setor perante as entidades reguladoras, a cooperação com entidades públicas, empresas e instituições universitárias e a certificação e formação de profissionais de Data Science.

Além disso, pretende ainda promover a regulação, a ética, a segurança, o empreendedorismo e a inovação das empresas portuguesas, assim como o desenvolvimento e apoio a projetos de utilidade pública no âmbito de Data Science.

A Associação acolherá vários tipos de Associados, desde estudantes e profissionais do setor  a associados institucionais ou corporate, e todos os que tenham interesse nesta área. Para 2018 estão já previstas várias iniciativas, entre as quais se destacam a organização de workshops e reuniões temáticas e a realização de um concurso internacional de Data Science, prevendo a sua primeira grande conferência internacional para o segundo semestre.

«A atração de empresas e talento exterior para a sua fixação em Portugal e a cooperação no ensino de Data Science complementam a estratégia para tornar o país mais atrativo e competitivo no plano internacional», salienta, em comunicado, Fernando Matos, Presidente da Direção da Data Science Portuguese Association. 

 «A DSPA contribuirá claramente para a escalada internacional do ecossistema português de produtos e serviços de base tecnológica, cimentando o posicionamento já conquistado pelo país neste domínio», afirma, por sua vez, Guilherme Ramos Pereira, Diretor Executivo da Associação  que na qualidade de Secretário geral da Associação Portugal Outsourcing até 2016, liderou o processo de dinamização do setor dos Serviços com recursos às TIC em Portugal e da promoção do país enquanto plataforma internacional de excelência para a prestação destes serviços.

Os Órgãos Sociais da DSPA são compostos por elementos com experiência e conhecimento diversificados em vários domínios, nomeadamente Allen Vasconcelos, Deputy Marketing Director da EDP;  André Rufino, Senior Manager da AGEAS; Filipe Vasconcelos Romão, Professor Universitário da UAL e ISCTE; Luís Bettencourt Moniz, Marketing Manager do SAS; Manuel Dias, Analytics Lead da Microsoft; Maria Conceição Mota,  BI and Financial Applications Manager da Fidelidade, entre outros.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago