Decunify Implementa dois data centers da Sonae distribuição

A Decunify, empresa integradora de soluções de comunicações, foi a selecionada pela Sonae Distribuição para realizar, em conjunto com a Schneider Electric, a implementação de dois centros logísticos da Sonae Distribuição.

Dado que o negócio da Sonae Distribuição integra retalho alimentar e não alimentar, a empresa tem atualmente três polos logísticos: Maia, Azambuja e Madrid, pontos nevrálgicos da cadeia de abastecimento, essenciais em todo o processo de entrega das mercadorias nos diversos pontos de venda a nível ibérico.

De acordo com Amadeu Teixeira, IT Solutions Manager da Sonae Bit, unidade responsável pelo desenvolvimento e suporte de todas as soluções de sistemas de informação da Sonae. “Registavam-se muitas perdas de conetividade às comunicações, o que no contexto da atividade em questão significa camiões que não saem das instalações. Portanto, custos bastante elevados para a operação da logística”.

A consolidação dos centros logísticos nas três localizações exigia que estes fossem dotados de centros de dados, de infraestruturas e sistemas próprios, que, de acordo com Paulo Lima, Head of Delivery da Sonae Bit, permitissem que os centros pudessem operar e que fosse possível “garantir essa continuidade de negócio em caso de algum problema no data center principal, em Matosinhos”.

A Solução

Foi-nos lançado o desafio, pela Sonae, de criar uma infraestrutura que não fosse apenas um data center per si. O desafio era a instalação de dois data centers no polo logístico da Maia e dois no polo logístico da Azambuja”, detalha José Manuel Oliveira, administrador da Decunify. “Cada um deles, em cada uma destas localizações, faria a sua redundância a nível local. Os outros, dois a dois, fariam redundância a nível geográfico”. Em 90 dias a operação da Maia estava a funcionar a todo o vapor, ou seja, ambos os data centers, com testes de redundância local.