Dell Inc. integra consórcio interprofissional NextWave contra a poluição marítima

A Dell Inc., a General Motors, a Microsoft, a Trek Bicycle, a Interface, a Van de Sant, a Humanscale, a Bureo, a Herman Miller, a UN Environment, o 5Gyres Institute, a Zoological Society of London e o New Materials Institute apresentam um consórcio para reduzir a utilização de plásticos que estão a causar um grande problema nos oceanos.

A  iniciativa colaborativa open-source, denominada NextWave, quer desenvolver a primeira cadeia de fornecimento de escala comercial para plásticos que têm como destino o oceano. 

Assim, os membros da NextWave vão partilhar a responsabilidade no desenvolvimento de um modelo sustentável que reduz a poluição de plásticos no oceano em escala, criando ainda benefícios económicos e sociais para as partes interessadas,  garantindo que a cadeia de fornecimento resultante conta com a infraestrutura e suportes necessários para responder à procura e para assegurar o alinhamento com os standards sociais e ambientais aprovados a nível global.

As mais recentes pesquisas estimam que mais de 150 milhões de lixo plástico vai acabar no mar até 2025, afectando a vida marinha e, naturalmente, os humanos. O consórcio prevê conseguir remover mais de 3 milhões de libras de plástico do oceano num espaço de cinco anos, o equivalente a 66 milhões de garrafas de água que não acabam assim no oceano.

“A colaboração é crítica para compreender a questão dos plásticos nos oceanos. Estou muito entusiasmado nesta parceria com líderes de várias indústrias para fazer avançar o nosso interesse coletivo na elaboração de soluções que criem valor a partir do desperdício”, afirmou, em comunicado, Kevin Brown, Chief Supply Chain Officer da Dell,

A Lonely Whale, ONG dedicada a unir pessoas aos oceanos através de educação K-12, campanhas para o consumidor e soluções baseadas no mercado, será a responsável por juntar o grupo. Esta iniciativa nasceu da relação entre a Dell e a ONG que teve início em 2015, com uma parceira para informar empresas e consumidores sobre os perigos dos plásticos no oceano através da experiência Lonely Whale VR, powered by Dell.

A tecnológica ajudou, ainda, no lançamento da Clean Seas Initiative da UN Environment, através da qual mais de 33 países já adotaram medidas para reduzir o lixo que tem como destino o mar. Em Junho, a Dell e a Lonely Whale falaram nas Nações Unidas na UN Ocean Conference de 2017, onde a Dell assumiu o seu compromisso com o UN SDG Goal 14.

“Estou muito orgulhoso em ver como a nossa parceira com a Dell continua a crescer e a inspirar empresas das mais diferentes industrias para utilizarem as suas capacidades de forma a responderem às necessidades de bem-estar dos oceanos. Não se trata de um problema de uma empresa apenas. Trata-se do impacto em cada ser humano e empresa, e é incrível ver como estes líderes de várias indústrias se estão a juntar”, acrescentou Adrian Grenier, fundador, Lonely Whale, Social Good Advisor da Dell.

Conheça mais sobre a NextWave aqui: