Dell negoceia venda da divisão de software por 2 mil milhões

A Dell está em negociações avançadas para vender a sua divisão de software à firma Francisco Partners e ao fundo Elliott Management Corp, num negócio avaliado em 2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros).

A aquisição foi avançada pela agência Reuters, que cita fontes próximas do processo. Segundo as mesmas fontes, a Dell pretende vender praticamente todos os seus ativos de software, incluindo a Quest Software e a SonicWall. A Quest fornece soluções de gestão de tecnologias de informação e a Sonic posiciona-se no segmento de encriptação de email e segurança.

A decisão de desinvestir em software vai permitir à Dell concentrar-se no seu portfólio tecnológico e equilibrar a situação financeira depois da compra multimilionária da EMC, em outubro de 2015. A compra da especialista em armazenamento custou 67 mil milhões de dólares – o maior negócio de sempre da indústria – e deu à Dell uma posição de controlo na VMWare, que fornece soluções de virtualização baseadas na nuvem.

A excepção poderá ser a Boomi, uma divisão mais pequena da gigante norte-americana que se foca em integração de software na cloud.

As negociações, avançam as fontes, podem ser concluídas já esta semana, se todas as partes chegarem a acordo. A Dell escusou-se a fazer comentários, sendo que as duas firmas envolvidas na aquisição não responderam a quaisquer perguntas.