Desaceleração macroeconómica global não afeta prestação da Lenovo

O Lenovo Group anunciou os resultados de seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro de 2015 que culminaram em uma receita trimestral de 12,9 mil milhões de dólares, uma queda de 8% em relação ao ano anterior, ou 2% em relação ao ano anterior sobre uma base de moeda constante.

A receita antes dos impostos do terceiro trimestre, excluindo custos não monetários, encargos relacionados a fusões e aquisições 77 milhões de dólares, foi de 397 milhões, enquanto a receita antes de impostos reportada foi de 320 milhões, um aumento de 17%, superando as estimativas dos analistas.

A receita líquida foi de 300 milhões de dólares, um aumento de 19%, também superando as estimativas de analistas.

Segundo a própria empresa, as ações decisivas de realinhamento que a Lenovo anunciou em agosto de 2015 estão no caminho certo para alcançar 1,35 mil milhões de dólares em economias de taxa de extrapolação. “Essas economias estão a dar à Lenovo uma estrutura de custos que é significativamente mais baixa do que seus concorrentes. Combinado com sua execução sólida e conduta inovadora, a Lenovo está a transformar o seu modelo de negócio, processos e organização, posicionando-se para manter um negócio saudável no ambiente atual”.

O lucro bruto da empresa no segundo trimestre fiscal diminuiu 10% em relação ao ano anterior, para 1,9 mil milhões de euros, com margem bruta de 14,6%. O lucro operacional no trimestre foi de  379 milhões. O lucro básico por ação no terceiro trimestre fiscal foi de 2,71 centavos de dólar americano, ou 21,01 centavos de dólar de Hong Kong. As reservas líquidas de caixa em 31 de dezembro de 2015 totalizaram 49 milhões.

A Lenovo na Europa, Oriente Médio e África consolidou vendas de 3,5 mil milhões de dólares no segundo trimestre, uma queda de 15% em relação ao ano anterior, atingida por mudanças no câmbio internacional e um mercado de PC significativo.

A região da Europa, Oriente Médio e África acrescentou 27% para as vendas totais mundiais da Lenovo. A margem de receita operacional foi de 1,7%, uma queda de 1,3 ponto em relação ao ano anterior.