Durante o Fórum Online Publishers, organizado pela ACEPI no âmbito da Portugal Internet Week’14, Pedro Lomba, Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Desenvolvimento Regional anunciou um importante conjunto de iniciativas e medidas que têm como objetivo alavancar a digitalização do setor dos media em Portugal e na Europa, apoiando o desenvolvimento das novas oportunidades de negócio e criando um quadro regulamentar que viabilize a existência de um mercado mais justo e competitivo.
Aquele responsável revelou igualmente a estratégia do Governo português no que concerne ao negócio e à definição das regras da distribuição dos conteúdos digitais, devidamente inseridas da estratégia europeia 2020, e anunciou que o Governo está a trabalhar no sentido de criar um grupo de trabalho, que reúna todos os intervenientes do setor – os media, as associações e os grandes grupos que atuam na área da Internet- tais como a Google, o Facebook, a Microsoft.
Pedro Lomba, que lançou o repto à ACEPI para participar neste grupo de trabalho que deverá começar a funcionar já durante o mês de Novembro, revelou também que o executivo português quer enveredar pela via do diálogo, e assim distanciar-se das posições de conflito que ocorreram em países como a Bélgica, a França, a Alemanha e a Espanha. O objetivo é alcançar uma posição de consenso que permita definir as linhas mestras para a regulação da concorrência no setor dos conteúdos digitais, e contribuir para desenvolver e potenciar as oportunidades de negócio oferecidas pela Internet em Portugal. Alcançada esta meta em Portugal, o Governo quer avançar para a criação de um modelo inovador a implementar em Portugal, e a apresentar em Bruxelas como contributo para uma solução à escala europeia.
O Governo tem também como meta colocar este tema na agenda do novo Comissário para a Economia Digital de modo a potenciar a via do diálogo em toda a Europa, e por acreditar que desta forma se potenciara muito mais a Economia Digital UE.
O responsável responsável anunciou as diversas medidas que integram a iniciativa do Governo apelidada de Agenda Digital para os Media, e sublinhou que a sua concretização só será possível através da extensão do Programa PME Digital ao setor dos Media, tendo como propósito capacitar as empresas do setor para que estas tenham as soluções e as ferramentas tecnológicas necessárias à transição para o modelo digital. Adicionalmente, o Governo irá disponibilizar medidas de incentivo e apoio que facilitem esta transformação, nomeadamente a nível fiscal e financeiro.
Trata-se de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência que se propõe capacitar…
O Grandoreiro continua a ser uma das ameaças mais ativas a nível mundial e representa…
Programa SPICE dá acesso até 160.000 euros de apoio ao desenvolvimento de negócio e comercialização.
As soluções de ambas as empresas vão integrar um portefólio de segurança mais amplo e…
O fabricante irá focar-se numa gama diversificada de dispositivos, desde as séries Moto G e…
A empresa garantiu conetividade a todo o museu e desenvolveu ainda uma experiência museológica imersiva…