Dixons e Carphone avançam para fusão no valor de 4,6 mil milhões

A Dixons Retail e a Carphone Warehouse pretendem criar um retalhista britânico de classe mundial e vão avançar com uma fusão. O negócio irá envolver cerca de 4,6 mil milhões de euros e a nova empresa será denominada Dixons Carphone.

Parceria

A fusão prevê que tanto a Dixons Retail como a Carphone Warehouse venham a deter 50% da nova companhia.

Refira-se que a Dixons, dona da PC World e Currys – e que chegou a deter a Pixmania, até decidir vendê-la no ano passado –, opera em mais de 500 lojas no Reino Unido e Irlanda, enquanto a Carphone Warehouse tem mais de 2 mil lojas espalhadas pela Europa.

O negócio ainda tem de ser aprovado pelos acionistas das empresas, sendo que a reação inicial dos mercados já fez baixar os preços das ações de ambas as organizações.

Quando a fusão for aprovada, Charles Dunstone, que é o atual Chaiman da Carphone Warehouse, passará a desempenhar a mesma função na nova empresa.

Além disso, está previsto um corte de cerca de 2% a nível de recursos humanos.

Para já, há que notar que a escolha do nome Dixons Carphone não parece ter sido a mais feliz. É que, como refere a Context, para uma empresa que quer impor-se num universo de retalho, de online e de era digital, utilizar um nome que é associado a uma tecnologia do século passado parece contraproducente…