Dolby leva áudio de cinema Atmos aos dispositivos móveis

cintillo-mwc2014

A Dolby desenvolveu uns algoritmos especiais que oferecem surround sound nos auriculares básicos, que podem ser ligados a smartphones ou tablets.

Dolby ATMOS

Há uns anos, o surround sound podia apenas ser disfrutado nas salas de cinema. A expansão dos sistemas de áudio 5:1 aos dispositivos domésticos levou o som dos cinemas até à sala de estar. A Dolby, um dos precursores desta democratização, mostrou no Mobile World Congress de Barcelona a translação do seu sistema de áudio cinematográfico Atmos para os dispositivos móveis.

A empresa de áudio desenvolveu algoritmos especiais que oferecem um som espacial, semelhante ao produzido pela tecnologia Atmos, nos auriculares básicos, que podem ser ligados a smartphones ou tablets.

O Atmos é, basicamente, um sistema de som envolvente, que suporta até 128 pistas de áudio, e é capaz de fazer com que pareça que a chuva está, de facto, a cair no teto. Utilizando algoritmos que operam num chip processador de áudio ou num núcleo de processador ARM, a Dolby é capaz de simular o mesmo efeito, e o nosso cérebro é levado a pensar que o som é em 3D.

Desta forma, os utilizadores podem disfrutar de um áudio cinematográfico quando veem um filme no seu smartphone ou no tablet. O stand da Dolby no MWC oferece uma demonstração do funcionamento da sua tecnologia Atmos num tablet, produzindo uma experiência áudio alucinante.

A empresa norte-americana não avançou quando estará disponível esta tecnologia nos nossos aparelhos móveis. Nem sequer se pronunciou relativamente ao seu nome. Talvez Atmos Mobile? A Dolby assegura que depende dos seus parceiros (Nokia, Microsoft e Kindle) para implementar a dita tecnologia nos seus dispositivos.