Domatica e VPS lançam solução IoT feita em Portugal

A Domatica – Global Solutions, S.A., empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia para M2M e IoT, e a Virtual Power Solutions, empresa tecnológica especializada no fornecimento de soluções de gestão ativa em tempo real do consumo de energia, fizeram uma parceria tecnológica para o lançamento de uma solução de Internet das Coisas para gestão de consumos energéticos.

As empresas aumentam, assim, o seu portfólio através de uma solução IoT chave-na-mão, e totalmente desenvolvida em Portugal que inclui a integração dos Edge Nodes da Domatica com a plataforma de software Kisense da VPS.

Os Edge Nodes permitem a recolha de dados e a interligação entre diversos dispositivos de campo, processamento e armazenamento local e comunicação em tempo real enquanto que, por sua vez, a Kisense é uma plataforma que permite a monitorização de consumos e a gestão de energia em tempo real, integrando todos os dados de consumo energético numa só interface acessível a partir de qualquer ponto.

A plataforma Kisense tem várias funcionalidades, entre elas o controlo remoto de equipamentos, definir alarmes para os consumos excessivos, aferir o perfil de consumo para identificar as tarifas mais vantajosas, gerar relatórios periódicos customizáveis e determinar o potencial de produção da própria energia.

De acordo com as empresas, a solução integrada, vai permitir a otimização de recursos e redução de custos, uma vez que fornece informação atualizada sobre o consumo dos equipamentos, de forma a garantir o máximo desempenho.