Dropbox lança funcionalidade de grupos para empresas

A ferramenta já se encontrava em fase de teste desde o último ano mas, agora, a Dropbox lançou oficialmente uma funcionalidade que permite a criação de grupos também para as empresas presentes na plataforma. A aposta em clientes de maior dimensão será visível também na disponibilização de uma API.

Dropbox

A Dropbox anunciou a extensão da ferramenta de grupos também ao setor empresarial, algo que a plataforma tem vindo a testar desde novembro mas que, só agora, disponibiliza a todos os clientes que queiram utilizar partilhas em grupo para a atividade dos seus negócios.

No anúncio oficial, Waseem Daher da Dropbox, explica que esta era uma das ferramentas mais pedidas pelos clientes empresariais e que, até agora, já existem 12 mil negócios registados e a experimentar a funcionalidade de grupos.

Esta ferramenta inclui a possibilidade de criar grupos para partilhar e gerir listas de membros e decidir que utilizadores têm acesso a que ficheiros ou documentos. Esta distinção poderá ser realizada pelo responsável por cada equipa ou grupo ao separar o acesso por departamento, tema ou nível de segurança, por exemplo. Isto significa que para partilhar um documento ou pasta com um grupo de pessoas não é necessário adicioná-las individualmente. Os administradores por cada grupo pode ainda adicionar ou eliminar membros.

Para além do lançamento oficial desta ferramenta, a Dropbox anuncia ainda a disponibilização de uma API que deverá ajudar os programadores a integrarem a funcionalidade em cada organização para que possa ser personalizada.