Duas startups portuguesas entre as finalistas do programa METRO ACCELERATOR

No total, trata-se de startups de sete países diferentes que conseguiram entrar no programa. São elas:

  • Sensei: Captura e análise de informação de retalho offline com a ajuda de dados de imagem existentes.
  • Sensefinity: Sensores inteligentes apoiados na Cloud, para monitorizar dados de produto e logística em toda a cadeia de fornecimento.
  • Mio Mobile: Robot de entrega e tecnologia de navegação para uma distribuição e entrega autónoma no espaço público.
  • Oriient: Solução de navegação interna de alta tecnologia, controlada pelo campo magnético da Terra e indicada para implementação direta independentemente da infraestrutura.
  • Whole Surplus: Solução B2B para o desperdício de alimentos para uma distribuição otimizada e justa no que se refere ao excesso de alimentos no setor do retalho.
  • Epinium: Avaliação em tempo real do preço dos produtos e avaliações para retalhistas offline e online, assim como fabricantes.
  • IamBot: Identificação de produto num chat de fotografias com links diretos para opções múltiplas de compras.
  • JustSnap: Gamificação de campanhas de descontos via análise direta de recibos.
  • Kptn Cook: Receitas para a comunidade foodie com link direto para o retalhista.

Acreditamos que estas startups promissoras oferecem precisamente as soluções que traders e retalhistas offline necessitam para crescer também no mundo digital e ir ao encontro das necessidades dos seus clientes”, refere, em comunicado, Andreas Wuerfel, Director Global Innovation Community METRO.

“A rápida e progressiva digitalização do Retalho – incluindo pequenos e independentes traders – é um tema chave para os mercados em todo o mundo. Com o nosso programa Accelerator, dirigimo-nos a esta questão no momento certo: algumas centenas de startups, de 24 países, em todo o mundo candidatam-se ao nosso programa. A METRO, a Real e a Techstars são vistas como especialistas e parceiras interessantes para startups”, acrescenta o executivo.

Durante três meses, as equipas irão receber o apoio intensivo de cerca de 100 mentores e obter até €120,000 em financiamento. A 5 de setembro, as equipas vão apresentar os seus resultados a investidores internacionais.

“Soluções como a inteligência artificial, a robótica e a Internet of Things representam o futuro dos tradicionais retalhistas offline e também para companhias multi-canal. Com o Accelerator, atraímos as startups mais interessantes no mercado e estamos agora a prepará-las para o mercado de investimento”, indicou Alexander Hafner, Managing Director Techstars for the METRO Accelerator for Retail. 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

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