Categories: Negócios

Economia de partilha vai triplicar até 2020, diz Juniper Research

O estudo da Juniper Research, “Sharing Economy: Opportunities, Impacts, and Disruptors 2016-2020“, debruça-se sobre o impacto de novos modelos de negócio, como os da Uber, Airbnb e TaskRabbit – que se tornaram os maiores exemplos do conceito de economia de partilha. Em 2015, este segmento gerou 5,7 mil milhões de euros, preparando-se para explodir no final da década.

A consultora refere que várias indústrias já sofreram disrupção devido aos novos modelos e mais sectores tradicionais irão passar pelo mesmo nos próximos anos. “Por exemplo, fornecedores de serviços pessoais partilhados, como a TaskRabbit, Airtasker e a plataforma japonesa Anytimes, vão ver as suas soluções tornarem-se populares junto dos consumidores que querem manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida privada, visto que permitem poupar tempo”, explica a Juniper Research.

Algumas indústrias vão ter o maior impacto nos próximos dez anos: a consultora aponta para os sectores da entrega e da produção.

“A produção partilhada é uma destas indústrias emergentes, com apoio de grandes players e espaço significativo para crescimento e desenvolvimento”, lê-se no relatório do estudo.

Um dos autores, Lauren Foye, explica que a GM já opera a sua plataforma FirstBuild com o conceito da inovação colaborativa. “Outros fornecedores, como a TechShop, dão acesso a workshops tecnologicamente avançados, reduzindo o tempo de produção para protótipos e conceitos, ao mesmo tempo que ajudam na escalabilidade de projetos de produção desenhados por startups”, refere o investigador.

Por outro lado, a Uber lançou o serviço de entregas locais UberRUSH e UberEATS, que recorre aos condutores  freelance para fazerem entregas de comida e pequenas encomendas, uma disrupção no sector da logística. A Juniper Research tem um white paper disponível sobre o tema – Sharing Economy ~ Uber Disruptive.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago