Edição especial do Windows 10 é aprovada pelo governo chinês

A Microsoft anunciou o lançamento de uma versão especial do Windows 10 aprovada para o mercado chinês. O sistema operativo, oficialmente chamado de Zhuangongban, foi desenvolvido para cumprir com as normas governamentais do país.

Pouco se sabe relativamente às alterações feitas no software, apenas que irá retirar várias aplicações e serviços direcionados para os consumidores e que terá controlos de segurança adicionais para os administradores.

A companhia revela ainda que a nova versão garante compatibilidade com o software mais antigo que corria nessas máquinas.

Ralph Haupter, CEO da Microsoft na China, explica que para tornar este movimento possível a empresa fechou uma parceria com a Electronics Technology Group Corporation, uma empresa chinesa do ramo da tecnologia.

A informação de que a Microsoft estaria a preparar uma versão especial do Windows 10 para a China já havia sido divulgada no final de 2015. Em causa estariam as preocupações do país com questões de privacidade e de controlo da informação.