EPC critica acordo da CE com a Google

O European Publishers Council (EPC), organismo que representa alguns dos principais editores europeus, já reagiu ao acordo feito entre a Comissão Europeia (CE) e a Google e criticou esta investigação, que foi aberta em 2010 devido à alegada concorrência desleal e abuso de posição dominante exercida pela Google.

Segundo Francisco Balsemão, presidente do EPC e do grupo Impresa, “o acordo fez com que os membros do EPC ficassem perplexos e profundamente preocupados com a situação abusiva da Google”.

Para o presidente do EPC, “a Comissão Europeia está a perder uma grande oportunidade de mostrar que defende os direitos de autor e que valoriza o trabalho dos media profissionais. É injusto e grave favorecer os motores de busca em detrimento do jornalismo independente e de qualidade, absolutamente necessário para qualquer democracia”.

Recorde-se que, no anúncio do princípio de acordo, Joaquín Almunia, vice presidente da EPC, revelou que a Google aceitava alguns dos remédios propostos pela CE para corrigir as distorções que estava a introduzir no mercado.

“Entre os compromissos assumidos pela Google está a garantia de passar a apresentar nos seus serviços de busca, de forma visível, resultados de serviços prestados por operadores concorrentes. Na área comercial, a empresa aceitou introduzir também alterações”, nomeadamente o compromisso de deixar de forçar acordos de exclusividade ao nível publicitário e de dissuadir os seus anunciantes a utilizarem serviços de publicidade online concorrentes.

No que diz respeito às queixas dos editores sobre o uso indevido de conteúdos editoriais nas pesquisas do Google, a empresa assume o compromisso de “fornecer uma ferramenta que lhes permita impedir que os conteúdos sejam indexados pelas pesquisas do Google.”

A reação da EPC surge depois de a Comissão Europeia ter estabelecido um acordo com a Google para que a empresa norte-americana aceitasse algumas das medidas propostas pela comunidade.

Pedro Enguião

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

2 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

19 horas ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

7 dias ago