Elon Musk quer construir telhados solares com SolarCity

Painéis solares podem ter sido populares até agora, mas o CEO da Tesla e chairman da SolarCity quer ir mais longe. Elon Musk pretende construir telhados solares que dobrem as funções das telhas tradicionais com a recolha de energia renovável.

De acordo com o plano da SolarCity, que a construtora automóvel de Elon Musk comprou este mês num mega-negócio de 2,6 mil milhões de dólares, a ideia é produzir módulos de telhas solares na fábrica de Buffalo, Nova Iorque – que foi um projeto de 750 milhões de dólares.

“Não é uma coisa no telhado. É o telhado”, explicou Elon Musk durante a apresentação de resultados da SolarCity, citado pelo Mashable. “Penso que as pessoas vão ficar muito entusiasmadas quando virem isto.” O executivo fez ainda uma comparação com um snack muito popular nos Estados Unidos: disse que a energia solar e as baterias ficam tão bem juntas como geleia e manteiga de amendoim numa carcaça.

Isto porque a empresa está a desenvolver um sistema de armazenamento que poderá ajudar a rede elétrica principal a funcionar de forma mais fiável e eficiente. Estes sistemas serão desenhados para usarem baterias Tesla e permitirem aos clientes o acesso a serviços de gestão da rede quando é necessária mais energia.

Por outro lado, estas telhas solares não deverão canibalizar o modelo de negócio da SolarCity, que consiste no aluguer ou empréstimo de sistemas solares para o telhado que são instalados com sistemas de encaixe.

O alvo das novas telhas é outro – os donos de casas que estão a planear substituir todas as telhas – aparentemente, são instalados 5 milhões de novos telhados todos os anos só nos Estados Unidos.

Para os investidores, é uma questão dúbia. A SolarCity foi uma compra milionária mas não dá lucros. Na verdade, apresentou prejuízos de 55,5 milhões no segundo trimestre, mais do dobro do ano anterior. Isto apesar de as vendas terem subido para quase o dobro. O CEO da SolarCity e primo de Musk, Lyndon Rive, disse esperar que as vendas da empresa dêem um salto no próximo ano, ajudadas por estes telhados solares e outros novos produtos.