SpaceX recebe apoio para plano de internet através de satélites

A SpaceX recebeu o apoio do principal regulador de comunicações dos Estados Unidos para construir uma rede de banda larga através de satélites.

A SpaceX recebeu o apoio do principal regulador de comunicações dos Estados Unidos para construir uma rede de banda larga através de satélites.

 Ajit Pai, Chairman da FCC, apresentou a aprovação de um pedido por parte da SpaceX para fornecer serviços de bandar larga através de satélite nos Estados Unidos e, também, noutras partes do mundo. Em comunicado, o chairman explicou que a “tecnologia de satélite pode ajudar a chegar a norte-americanos que vivem em zonas rurais ou de difícil acesso onde os cabos de fibra ótica e torres de telefone não chegam”.

À FCC, a SpaceX, empresa liderada por Elon Musk, explicou numa carta que planeia lançar dois satélites experimentais a bordo dos seus foguetões Falcon 9. Esse lançamento, aprovado pela FCC, está agendado para sábado na Califórnia.

Esta foi a primeira vez que a FCC deu autorização a uma empresa norte-americana para realizar estas experiências. Durante o último ano, o regulador de comunicações dos Estados Unidos deu autorização à OneWeb, à Space Norway e à Telesat para aceder ao mercado norte-americano para fornecer serviços de bandar larga através da tecnologia de satélite.

A 6 de fevereiro, a SpaceX lançou com sucesso o foguetão mais poderoso do mundo, o Falcon Heavy. Este foguetão, com uma altura equivalente a um prédio de 23 andares, tinha um Tesla Roadster.