Bosch que ser referencia em soluções de mobilidade com a ajuda da Universidade do Minho

Bosch e Universidade do Minho apresentaram os resultados da parceria de inovação que envolveu mais de 400 engenheiros e investigadores e contou com um investimento de 54,7 milhões de euros.

A Bosch e a Universidade do Minho (UMinho) promoveram em Braga, esta quinta-feira, 5 de julho, a estreia em Portugal da tecnologia que possibilita a comunicação entre veículos. Os parceiros mostraram ainda soluções como o cockpit do futuro, câmaras de monitorização do condutor e a nova geração de Head Up Displays, entre outras soluções desenvolvidas no âmbito da parceria de inovação que une ambas as entidades desde 2013 e que envolveu, desde então, um investimento de 76 milhões de euros. O evento “Innovative Car Experience” marcou o encerramento da segunda fase desta parceria de sucesso e contou com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, reforçando assim o valor estratégico que esta parceria tem para o país.

A parceria entre a Bosch e UMinho tem contribuído para potenciar a inovação a partir de Braga e está a trazer um conjunto de soluções tecnológicas  para o mercado da mobilidade. “Os projetos em que estamos envolvidos mostram claramente que Portugal e, mais concretamente, a Bosch em Braga, está na linha da frente no domínio da mobilidade. Daqui estão a sair soluções tecnológicas avançadas para os veículos do futuro, em parte graças às sinergias estabelecidas com a Universidade do Minho”, afirma Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga.

A segunda fase da parceria de inovação entre a Bosch e a UMinho – Innovative Car HMI – envolveu mais de 400 engenheiros e investigadores e contou com um investimento de 54,7 milhões de euros entre 2015 e 2018. Os diversos projetos de investigação procuraram soluções para uma mobilidade sem acidentes, emissões ou stress, e para uma maior eficiência nos processos de produção.

Na vertente Innovcar, foram desenvolvidos sensores de posicionamento exato do veículo; sistemas de comunicação entre o veículo e o ambiente à sua volta; sistemas de eliminiação de ruído; nova geração de Head Up Displays; câmaras que permitem a monitorização do condutor; e chassis fabricados em plástico. Por outro lado, a vertente iFactory desenvolveu soluções que permitem otimizar processos dentro das várias linhas de produção, preparando-a para a produção de complexas novas tecnologias. Sistemas de gestão de manutenção; novos conceitos para métodos de embalamento mais flexíveis e universais; assim como eRobots automatizados e inteligentes são outros dos projetos que também nasceram desta colaboração entre a indústria e a academia e cujos resultados foram apresentados no “Innovative Car Experience”.

O programa IC-HMI evidenciou que as interações envolvendo a universidade, a indústria e o Estado podem ser virtuosas, assegurando a inovação e promovendo o crescimento da economia e o desenvolvimento da sociedade sustentados no conhecimento.

Estreia do sistema de comunicação entre veículos

A estreia em Portugal do sistema que permite a comunicação veículo-para-veículo, veículo-para-infraestrutura e veículo-para-peão marca uma revolução no paradigma da mobilidade ao possibilitar, com recurso à rede móvel 4G/5G, a identificação automática de situações de perigo ou de emergência e desencadear mecanismos de alerta. O veículo passa a ser capaz de transmitir, receber e analisar informação sobre o ecossistema que o rodeia, em permanência, e tomar decisões de forma preditiva. A tecnologia inovadora, desenvolvida por engenheiros da Bosch em parceria com investigadores da UMinho, é essencial para que os veículos possam vir a conduzir de forma completamente autónoma já no início da próxima década e deverá ser testada numa parceria entre a Bosch e um fabricante automóvel europeu.

Bosch traz estacionamento autónomo a Portugal

A Bosch aproveitou ainda  o evento “Innovative Car Experience” para trazer a Portugal o novo Home Zone park assist que permite o estacionamento autónomo de veículos. Com este sistema, o condutor pode sair do carro, ativar no smartphone a função com um toque no display e observar a manobra de estacionamento. O veículo circula dentro do parque evitando obstáculos, procura um lugar livre e estaciona, otimizando o espaço necessário para o efeito. O condutor pode ainda usar o Home Zone park assist para que o carro saia do parque de forma autónoma.

Uma parceria com rodas para andar

A parceria de inovação entre a Bosch e a Universidade do Minho tem potenciado  o desenvolvimento da indústria como da academia, e contribuído para o crescimento da criação de conhecimento a partir de Portugal. “A Bosch em Braga está na vanguarda da tecnologia automóvel, e a parceria de inovação com a Universidade do Minho é um fator importante nesta transformação. Temos consolidado competências académicas e recursos na área de engenharia com o processo de inovação e desenvolvimento de uma empresa automóvel industrial.”, afirmou Lutz Welling, administrador comercial da Bosch em Braga.

Os resultados alcançados com as tecnologias desenvolvidas, o número de patentes registadas e a qualidade dos artigos científicos publicados são um fator de motivação para a continuidade das atividades de investigação e desenvolvimento. Novos projetos de I&D estão em avaliação; são projetos de elevada complexidade que envolvem investimentos superiores a 100 milhões de euros e consolidarão definitivamente Portugal como um país de referência na atração de investimento estrangeiro de qualidade.

Leia também : Barreiro é uma cidade 5G