Empresários portugueses estão otimistas com 2017

Depois de Stephen Kelly, CEO da Sage,  ter anunciado em Davos, que as PME não se sentem representadas ou tidas em conta pelas classes políticas e empresariais, a empresa comunica agora o resultado completo do estudo.

As PME embora não se sintam reconhecidas consideram que 2017 será um ano de mudança. 82% dos empresários portugueses acreditam que vão ser capazes de aumentar o volume de negócio.

O estudo explica que 54% dos empresários portugueses inquiridos estão confiantes com o primeiro semestre do ano. Isto deve-se principalmente da aposta de 43% dos inquiridos que irão abrir delegações em novos mercados e com 35% a confiança deve-se ao lançamento de um novo produto ou serviço.

Quanto às políticas de economia nacional e global, os portugueses embora confiantes na estabilidade nacional (45%), receiam a estabilidade da economia global (42%).

As tendências para tecnologia que as PME identificam são a Inteligência Artificial ( 67% dos inquiridos) e seguem-se as Chatbots ( 15%) e a tecnologia Blockchain(11%). Embora sigam as tendências mundiais e se sintam confortáveis com a introdução da AI e de Bots no meio profissional (38%), o mesmo não acontece com a entrada destas tecnologias em casa (29% dos inquiridos).

Quanto a dificuldades para 2017, 28% dos empresários portugueses inquiridos no estudo revelam que a burocratização e a legislação por parte dos estados dificultam o negócio. O acesso a financiamento (23%). 49,% dos inquiridos portugueses vêm as alterações tributárias nacionais a causar impacto negativo nos seus negócios. Quanto a fatores económicos que teriam impacto positivo, consideram também as alterações tributárias no país (3%) e a alteração de impostos a nível internacional. (22%)

Embora não se sintam representados, os empresários portugueses seguem com precaução as alterações políticas, tanto internas como externas.

Joana Leça

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago