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Empresas receiam que o não cumprimento do GDPR possa obrigá-las a fechar

O GDPR, que irá entrar em vigor a 25 de maio de 2018, não irá afetar apenas as empresas dentro da UE, irá estender-se globalmente e ter impacto sobre qualquer empresa que ofereça bens ou serviços a residentes na UE, ou que monitorize o comportamento dos mesmos, por exemplo, registando os seus hábitos de compra. O estudo indica que 47% das empresas em todo o mundo duvidam que irão conseguir cumprir o prazo estipulado.

Os resultados da pesquisa no “The Veritas 2017 GDPR Report”, em que foram entrevistados mais de 900 decisores séniores em 2017, em toda a Europa, E.U. e Ásia-Pacífico, revelaram que 21% estão muito preocupados com potenciais reduções de pessoal e que cerca de 20% afirmou mesmo recear que o não cumprimento possa obrigá-los a encerrar. Isto face às potenciais multas por não cumprimento, que poderão atingir os 20 milhões de euros ou 4 por cento do volume de negócios anual.

As empresas estão, também, preocupadas com o impacto que o não cumprimento possa vir a ter na sua imagem de marca. Mais de um em cada dez (12%) estão muito preocupados que a sua marca possa ser depreciada em resultado de uma cobertura negativa.

O estudo mostra também que muitas empresas parecem estar a enfrentar sérios desafios, tentando compreender quais os dados que têm, onde é que os dados se encontram, e qual é a relevância dos mesmos para a empresa.

Assim, 32% dos inquiridos receiam que a tecnologia que utilizam atualmente não seja capaz de gerir os seus dados eficazmente, algo que poderá prejudicar a sua capacidade de pesquisar, descobrir e analisar dados. Além disso, 39% declaram que a sua empresa não pode identificar e localizar dados relevantes com precisão. Esta é uma competência essencial para o cumprimento do GDPR.

Por outro lado, apenas menos de um terço (31%) dos inquiridos pensa que a sua empresa está preparada para o GDPR. 

“Falta pouco mais de um ano para o GDPR entrar em vigor, no entanto, empresas por todo o mundo ainda têm a mentalidade ‘longe da vista, longe do coração’. Não importa se a empresa está ou não sediada na União Europeia. Se a empresa levar a cabo negócios na região, o regulamento é aplicável”, afirmou Mike Palmer, vice-presidente executivo e CPO da Veritas.

“Ao ler e tomar conhecimento das conclusões que saem destes relatórios e estudos baseados em pesquisas de mercado reais e independentes, torna-se bem claro que o passo seguinte mais sensato será procurar um serviço de aconselhamento que possa verificar o nível de preparação e construir uma estratégia que assegure o cumprimento do regulamento. O não agir agora, pode vir a trazer graves consequências para as empresas, nomeadamente poderá colocar em risco postos de trabalho, a reputação da marca e a própria existência da empresa”, disse Pedro Vieira, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da CESCE SI.

Para aceder ao relatório completo da Veritas, clique aqui.

 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

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