Epson celebra 25 anos em Portugal com inauguração de showroom

Os novos escritórios no Lagoas Park, incluindo os 150 m2 do Show Room Epson Experience, receberam mais de 100 pessoas para comemorar os 25 anos da empresa em Portugal. O investimento inicial rondou os 200 mil euros.

Epson celebra 25 anos no nosso país. As comemorações passaram pela inauguração dos novos escritórios, no Lagoas Park, que contemplam 150 m2 do denominado Show Room Epson Experience.

Presente esteve Ernest Quingles, presidente executivo da Epson Ibérica, que partilhou com os convidados os êxitos alcançados nestes anos e a visão do futuro da Epson “como uma das empresas tecnológicas mais desenvolvidas a nível mundial e que desde o início apostou no desenvolvimento de tecnologia própria para liderar as mudanças que afetam o mercado: a criação da primeira impressora de tempos para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964 até à chegada dos smartglasses, com revolucionárias aplicações destinadas a melhorar a eficiência em múltiplos setores profissionais – como o médico ou industrial –, ou o futuro com a robótica ou a impressão 3D como protagonistas”, lê-se no comunicado de imprensa.

No evento, Ernest Quingles destacou a capacidade de inovação tecnológica da Epson, classificando-a como a marca distintiva da empresa, que ao longo do último século conseguiu importantes marcos em termos de investigação tecnológica com o objetivo constante de “nos superarmos dia a dia e ajudar as empresas – e cidadãos em geral – a progredir, avançar e melhorar graças à tecnologia, para tornar as suas vidas mais fáceis”.

Epson reclama ser líder em inovação em diversos âmbitos – para além das tradicionais impressoras –, contando com mais de 50 mil patentes, sendo, segundo a própria, capaz de registar cinco mil novas patentes anualmente. “Neste sentido, cabe destacar que o grupo dedica 6% da faturação anual à investigação e desenvolvimento, o que implica um investimento aproximado de 1,5 milhões de euros por dia (mais de 400 milhões anuais)”.

Desta forma, Quingles destaca “o desenvolvimento de tecnologia própria como um aspeto chave para a empresa”. Algo que permitiu à Epson apresentar ao mundo importantes avanços como a primeira impressora de tempos criada há 50 anos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, as impressoras de jato de tinta com uma autonomia de 75 mil páginas, o sistema de giroscópio de todos os smartphones que usamos atualmente ou, mais recentemente, os smartglasses com revolucionárias aplicações para melhorar a eficiência e processos no terreno profissional.

Coincidindo com a celebração do aniversário na sede da empresa foi inaugurado o novo espaço de exposição, denominado, Epson Experience. A empresa descreve o espaço como um “autêntico hub tecnológico de 150 m2 a partir de onde a marca quer pretende tornar a tecnologia mais acessível a clientes e utilizadores interessados em conhecer de perto os novos desenvolvimento do grupo japonês”.

Após um investimento inicial de cerca de 200 mil euros, as instalações do espaço Epson Experience “são apresentadas como um ambiente ideal para mostrar todo o potencial das tecnologias como a realidade aumentada – graças aos smartglasses Moverio –, impressão ininterrupta de jato de tinta, a que mais respeita o meio ambiente, ou a projeção interativa táctil destinada à aprendizagem colaborativa no setor educativo e a aumentar a eficiência das reuniões nas empresas, entre outros”.