Epson desenvolve equipamento de realidade aumentada para beneficiar setor da saúde

A Epson revelou um novo projeto na Realidade Aumentada, mas desta vez, focado em beneficiar o setor da saúde. Nesse sentido, a empresa anunciou o desenvolvimento do Sistema Retiplus associado aos smartglasses Moverio, que permitem tirar partido na tecnologia envolvida na saúde ocular.

O objetivo, refere o comunicado, consiste em melhorar a qualidade de vida de quem sofre de patologias associadas a baixa visão. A solução, apresentada pela Epson, vem permitir a adaptação da graduação dos óculos às necessidades de cada paciente, refletindo-se numa melhoria notória da visão deficitária.

Associado aos smartglasses Moverio, o Sistema Retiplus inclui um tablet que permite o acesso sem fios a conteúdos e que possibilita ao profissional de Oftalmologia posicionar e calibrar a nitidez de uma imagem, até as deficiências visuais do paciente serem colmatadas. Os smartglasses Moverio são formatados para permitirem ao utilizador visualizar imagens de forma eficiente e, melhorar o desempenho de atividades simples do dia-a-dia como ler um livro ou ver televisão.

De acordo com a empresa, o Sistema Retiplus, registado com patente de invenção nos EUA e em Espanha, armazena funcionalidades standard, como exercícios pré-configurados para reabilitação visual do paciente. Estes wearables incluem filtros seletivos e de redução de fundo e com a sua função zoom- activada por comandos de voz ou pela pressão de um botão – permite, por exemplo, facilitar o reconhecimento de uma pessoa a uma grande distância ou, ver o número do autocarro que se aproxima. A plataforma cloud do software, funciona como repositório de big data para análise de padrões e tendências da área de saúde ocular.

O equipamento tecnológico da Epson promete assim contribuir que a área da Saúde ganha outros contornos com a aplicação de equipamento de inovação tecnológica no sector. A prova disso mesmo são os resultados alcançados com os smartglasses Epson Moverio que, com o seu sistema inovador, conseguem revolucionar a saúde ocular e proporcionar melhor qualidade de vida a quem sofre desta patologia.

É de recordar que a tecnologia Retiplus teve o seu início com os smartglasses Moverio BT200, dando depois lugar a uma geração de produtos mais rentáveis: Moverio BT300 e Moverio BT350, preparando assim o seu desenvolvimento a nível comercial.