Epson investe em impressoras têxteis

A Epson adquiriu 100% do capital da Fratelli Robustelli, empresa especializada na indústria da impressão têxtil. O acordo tem como objetivo desenvolver sinergias e reforçar o valor para os clientes ao expandir o âmbito da colaboração a longo prazo das duas empresas em impressão têxtil digital a jato de tinta.

Diz a empresa que a entrada da Robustelli no grupo Epson, através da Epson Italia, vai permitir potenciar a capacidade de produção da Epson para levar as vantagens das suas impressoras têxteis digitais a jato de tinta a mais clientes em todo o mundo.

“A operação vai apoiar a Epson ao fazer uso do conhecimento da Robustelli para acelerar o desenvolvimento de impressoras digitais têxteis a jato de tinta, que irão melhorar as capacidades das empresas para irem ao encontro das necessidades dos clientes com uma linha de produtos mais alargada”.

Como parte da aceleração, as duas empresas planeiam focar-se no desenvolvimento conjunto de I&D para atingir este objetivo.

Segundo a  WTiN Intelligence, espera-se que o mercado mundial de impressão têxtil digital cresça anualmente a uma taxa de cerca de 25%. Além de usar a sua rede de produção para ir ao encontro desta procura crescente, a Epson “vai utilizar a sua rede mundial de vendas e serviços para disponibilizar a impressora Monna Lisa a mais países e regiões em todo o mundo”.

Sunao Murata, COO da divisão de operações profissionais de Iimpressão da Epson, será nomeado presidente da Robustelli. Murata comenta acredita que este negócio é um desenvolvimento muito importante para o grupo Epson. “À medida que o mercado de impressão têxtil digital de alta qualidade se expande, acredito que formalizar a nossa parceria com a Robustelli nos coloca numa excelente posição para ir ao encontro das necessidades do crescente número de clientes que procuram usar as vantagens das soluções digitais avançadas que vão ajudar a potenciar os seus negócios. Iremos trabalhar de perto com os colegas da Robustelli para levar a Monna Lisa para um patamar superior e continuar a ser líderes nesta área”.

“Estamos satisfeitos e orgulhos por nos tornarmos membros do grupo Epson,” refere Valerio Robustelli, um dos proprietários da F.lli Robustelli. “A nossa cooperação com a Epson levou ao desenvolvimento da Monna Lisa, uma impressora têxtil digital industrial que é hoje uma referência no mercado de impressão têxtil de alta qualidade. A combinação das nossas respetivas capacidades é a conclusão natural de um processo de inovação para satisfazer clientes em Itália e no resto do mundo”.

Localizada em Como, o centro da indústria têxtil de impressão de alta qualidade italiana e europeia, a Robustelli é especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de impressoras têxteis digitais a jato de tinta, em especial a série Monna Lisa, que começou a desenvolver com a Epson em 2003. Este produto estabeleceu uma forte imagem de marca ao disponibilizar gradações e reprodução de cores, conquistando a confiança dos clientes.