Equinix pode estar próxima de fechar negócio com o Telecity Group

A empresa norte-americana que administra data centers em todo o mundo está a aproximar-se de um acordo para adquirir a concorrente britânica Telecity Group.

datacenter

De acordo com a Reuters, fontes familiarizadas com o negócio e que pediram anonimato por conta das conversações serem confidenciais, garantem que a negociação vai já num estágio avançado. A fusão poderia criar o maior player de centros de dados de toda a Europa.

Ainda de acordo com as informações, um acordo em fase final pode ser anunciado ainda hoje, caso ambas as partes concordem com o valor oferecido. O preço do negócio ainda não pode ser previsto com precisão, já que a Equinix já teria realizado uma tentativa de compra, que não conseguiu concretizar. A companhia dos EUA ofereceu anteriormente pouco mais de três mil milhões de euros para convencer a Telecity a entrar nas negociações.

As ações da Telecity no índice FTSE 100, da London Stock Exchange, a bolsa inglesa, terminaram o dia de ontem avaliadas em cerca de 1,52 euros, o que representa um valor de mercado de aproximadamente 3,088 mil milhões de euros. Procurada nos EUA, a Equinix recusou-se a comentar o assunto, enquanto o Telecity Group não respondeu a um pedido de comentário em Inglaterra.

Fundada em 1998 em Redwood City, no estado da Califórnia (EUA), a Equinix opera mais de 100 data centers em 33 países localizados nos cinco continentes. A administradora de centros de dados gastou 441,4 milhões de euros em 2007, para a compra de IXEurope, uma fornecedora britânica de serviços cloud.

Sinal de que a sua entrada na Europa faz parte de uma estratégia de ampliação, é que a Equinix já havia assumido publicamente que a compra da Telecity lhe daria mais capilaridade na Grã-Bretanha, incluindo a City, centro financeiro de Londres. Além disso, o sucesso nas negociações também seria uma forma de expandir a presença em cidades europeias como Dublin, na Irlanda, Milão, na Itália, Istambul, na Turquia, Estocolmo, na Suécia, Helsínquia, na Finlândia e Varsóvia, capital da Polónia.

Já a Telecity afirmou em fevereiro a compraria a rival holandesa Interxion Holding NV, um acordo avaliado em cerca de 2,015 mil milhões de euros. O negócio não foi concluído, barrado pelo interesse da Equinix na própria Telecity. A alegação da norte-americana é de que o negócio com a Telecity criaria uma combinação “muito mais atraente, capaz de entregar maior valor aos acionistas ingleses, do que a proposta de fusão entre o Telecity Group e a Interxion”.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil