Ericsson constrói centro de produção e tecnologia na Europa

A fusão de todas as instalações localizadas em Tallinn num único local irá reduzir o impacto ambiental e apoiar a jornada “net-zero”.

A Ericsson vai construir um centro de produção e tecnologia de última geração em Tallinn, na Estónia.

A nova instalação, por via de um investimento de raiz avaliado em cerca de 155 milhões de euros (169 milhões de dólares), tem em mente “a sustentabilidade e a eficiência operacional”.

O plano é consolidar todas as operações da Ericsson na Estónia num único centro inteligente de última geração, com uma área de 50.000 metros quadrados que inclui laboratórios de teste, armazéns, linhas de produção e escritórios.

O espaço será utilizado para o desenvolvimento conjunto de ecossistemas celulares e técnicas de produção, principalmente com clientes e parceiros na Europa que tenham impacto global na industrialização para produção em grande escala.

Ao estabelecer este centro europeu, a Ericsson “permitirá uma relação simbiótica entre o seu espaço de investigação e desenvolvimento estabelecido na Suécia e a indústria de fabrico, onde a inovação de produtos se estende à produção e vice-versa”.

Como primeiro passo para atingir esta meta, a marca, através da sua parceira na Estónia, assinou um acordo definitivo para adquirir uma propriedade onde construirá este centro inteligente, prevendo-se que a transação esteja concluída no quarto trimestre de 2024.

O hub de negócios totalmente conectado irá localizar-se em Ülemiste City, Tallinn, o maior parque empresarial e área urbana futurista dos Países Bálticos. O novo centro europeu deverá estar ativo no início de 2026 e o objetivo da empresa de tecnologia será obter a certificação LEED Gold no mesmo ano.

Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e diretor de redes da Ericsson, afirma que “esta iniciativa está alinhada com a estratégia a longo prazo da Ericsson para uma supply chain mais resiliente e sustentável, que concretize uma redução significativa na nossa pegada de carbono e tire partido do poder do 5G para a produção inteligente. Toda a produção global está a ser digitalizada e, tal como aconteceu nos Estados Unidos, este projeto irá fortalecer a ligação entre a nossa investigação e desenvolvimento e a introdução de novos produtos, garantindo que cada produto que produzimos, não só beneficia os nossos clientes, mas também é fabricado com o menor impacto ambiental possível”.

Espera-se que o novo centro europeu, em comparação às quatro instalações existentes em Tallinn, reduza as suas emissões de carbono em até 70%, contribuindo para o objetivo da Ericsson de ser “Net Zero” nas suas próprias operações até 2030.

A Ericsson está igualmente a apoiar os fornecedores de serviços de comunicações (FSP) nas suas jornadas “Net Zero” com o portefólio mais energeticamente eficiente do mercado. Ao atualizar os websites existentes de 4G para 5G, os FSPs podem aumentar a capacidade de rede até 10 vezes, o que se traduz numa redução do consumo de energia em mais de 30%.