Ericsson e AT&T desenvolvem solução Wi-Fi para veículos conectados

A Ericsson continua a colaborar com a AT&T Drive com o desenvolvimento de uma nova solução Wi-Fi Landing Page para o interior dos veículos, destinada aos fabricantes automóveis de topo. O objetivo da solução passa por oferecer aos consumidores uma gestão simplificada da conectividade Wi-Fi dentro dos seus veículos.

Recorrendo à solução da Ericsson, os consumidores podem ativar um ponto de acesso Wi-Fi de testes de uma forma gratuita, comprar uma sessão de dados para o seu veículo e gerir a sua conta Wi-Fi dentro do veículo.

De acordo com um estudo global levado a cabo pela Ericsson e a AT&T, o mercado de carros conectados está a tornar-se cada vez mais um elemento importante na decisão de compra dos consumidores. É constatado que três em cada quatro consumidores inquiridos confirmam que os serviços integrados num carro conectado serão uma funcionalidade prioritária na sua próxima compra automóvel.

O estudo revelou ainda que 62 por cento dos inquiridos norte-americanos estão familiarizados com o termo “carro conectado” e que o ponto de acesso Wi-Fi ocupa o primeiro lugar na lista de produtos que os clientes norte-americanos estão dispostos a comprar para os seus automóveis. Os resultados mostram também que cerca de 75 por cento dos inquiridos, depois de terem ficado mais informados acerca dos serviços associados aos carros conectados, consideraram-nos uma importante funcionalidade a garantir na próxima compra automóvel.

Outra vantagem desta solução é que, segundo a Ericsson, os fabricantes automóveis podem igualmente utilizar a conectividade para efetuarem atualizações de software via wireless e instalarem configurações de motor avançadas, que podem ser descarregadas. Para o consumidor, os serviços do carro conectado vão permitir a adição constante de novos recursos ao veículo, que pretendem melhorar toda a experiência de condução, durante anos após a aquisição do mesmo.