Ericsson e Unitel demonstram LTE Advanced em Angola

A Ericsson e a Unitel demonstraram a tecnologia LTE Advanced (LTE-A) Carrier Aggregation, numa rede comercial ativa em Luanda, em ambas as bandas de espetro de 1800MHz e de 900MHz.

ericsson_hq_12“A tecnologia LTE Carrier Aggregation constitui o próximo passo na evolução dos serviços de banda larga móvel de alta velocidade, permitindo aos operadores tirarem o máximo partido dos seus ativos de espetro que lhes estão assignados, ao combinar várias faixas de frequência para atingir velocidades de download de banda larga móvel mais elevadas”, revela um comunicado agora revelado.

Magnus Mchunguzi, vice-presidente da Ericsson África Subsariana, diz que “através da tecnologia LTE Advanced, os operadores podem aumentar a sua capacidade de rede e melhorar a experiência de banda larga móvel dos utilizadores, permitindo taxas de dados de até 1Gbps no futuro”.

“Esta demonstração coloca a Unitel na muito restrita lista de operadores no mundo que testaram LTE Advanced numa rede ativa, usando um terminal comercial”, acrescenta o responsável.

Já o diretor-geral adjunto da Unitel, Amílcar Safeca, refere que “com esta demonstração estamos no caminho certo para lançar, num futuro próximo, a rede móvel mais avançada em Angola, e talvez em África”.