Categories: EmpresasNegócios

Ericsson explora tecnologia IP em TV e media

A Ericsson apresentou o segundo fator Game Changer, “O Imperativo IP”. Este é o mais recente de seis fatores que estão, na opinião da empresa, “a levar à mudança na indústria de televisão e media”.

O Imperativo IP destaca a forma como a invenção e a adoção da tecnologia IP definiu uma nova era que mudou o planeta, as vidas das pessoas e as indústrias globais, incluindo televisão e media. A Ericsson explora a forma como o IP permitiu uma explosão nos dispositivos conectados em todo o mundo, um enorme crescimento do tráfego em redes de dados de que o vídeo é o componente principal, uma transformação nas expetativas dos consumidores em termos das experiências de vídeo e uma nova abordagem para a colaboração entre os fornecedores de banda larga, os proprietários de conteúdos e novos operadores no mercado.

“O impacto da Internet no nosso dia-a-dia é indiscutível”, afirma Per Borkglint, Senior Vice President and Head of Business Unit Support Solutions da Ericsson, acrescentando que “é a maior invenção tecnológica do último século e o seu efeito no entretenimento tem sido crucial”. “A adoção de IP significa que a natureza da transmissão televisiva linear mudou para um novo paradigma interativo e on-demand que estabeleceu um caminho para além da sala de estar em direção a dispositivos conectados em todo o mundo”.

Borkglint explica que a mudança tem enormes consequências para os players da indústria, uma vez que os “proprietários de conteúdo, emissoras de televisão e anunciantes têm que adaptar os seus modelos de negócio para conseguir um contato mais direto com os públicos; os prestadores de serviços de televisão têm que redefinir a experiência do consumidor e abraçar a tecnologia IP; os fornecedores de Internet têm que transformar as redes para lidarem com, e beneficiarem, do aumento do tráfego de vídeo”. O ponto de inflexão, segundo Per Borgklint, foi alcançado “quando a capacidade de banda larga IP cruzou com cada vez mais dispositivos IP conectados e o caminho para 2020 é claro – maior velocidade, maior procura e maior imediatismo”.

O Imperativo IP da Ericsson explica como os proprietários de conteúdo, as emissoras, os prestadores de serviços de televisão, os fornecedores de Internet e os anunciantes podem prosperar em 2020 à medida que a tecnologia IP força a transformação de redes de entrega, de atribuição de espectro e de modelos de negócio em toda a indústria.

Rui Damião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago