Escola de Verão com aprendizagem automática da Google

O IT e o IST preparam-se para levar a cabo a Lisbon Machine Learning School, Escola de Verão inteiramente dedicada aos temas da inteligência artificial.

O Instituto de Telecomunicações (IT) e o Instituto Superior Técnico (IST) preparam-se para levar a cabo a Lisbon Machine Learning School (LxMLS) 2018, Escola de Verão inteiramente dedicada aos temas da inteligência artificial e da aprendizagem automática (machine learning).

De 14 a 21 de junho, a iniciativa reunirá, no IST, mais de uma dezena de especialistas internacionais, nomeadamente da Alemanha, dos Estados Unidos e do Reino Unido. A LxMLS distingue-se por uma forte componente de formação prática e destina-se a estudantes, investigadores e profissionais com interesse nas áreas do Processamento de Linguagem Natural, da Linguística Computacional e outras aplicações da aprendizagem automática

Refira-se que a iniciativa é promovida em parceria o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID, Lisboa) e a Unabel. A Escola de Verão conta com o patrocínio da Google e, ainda, do Santander Totta, da OutSystems, da SISCOG, da Priberam e da Feedzai.

Durante a manhã haverá palestras com foco nas principais áreas do ML e sua aplicação à PNL. Estas áreas incluem, mas não estão restritas a: Classificação, Predição Estruturada (sequências, árvores, gráficos), Análise e Aprendizagem Profunda.

Para cada tópico introduzido pela manhã, haverá uma sessão prática à tarde, onde os alunos terão a oportunidade de testar os conceitos na prática. As sessões práticas vão consistir em exercícios de implementação em Python dos métodos aprendidos durante a manhã, testando-os em exemplos reais.

No final da tarde, haverá palestras especiais sobre aplicações concretas dessas técnicas sendo usadas atualmente na produção. Todas as sessões matinais e palestras noturnas serão realizadas no Centro de Congressos. Todos os laboratórios da tarde serão realizados no Pavilhão de Informática.