Esta app é para comentadores da Volta a França

A Dimension Data continua a sua aposta na Volta a França, desta vez com uma aplicação concebida de raiz para os comentadores da prova desportivo. Feita para a Amaury Sport Organisation (A.S.O.), dá acesso direto e em tempo real a dados da corrida para uma cobertura mais aprofundada do evento.

Disponibilizada através da plataforma de análise de big data e cloud da Dimension Data para eventos de ciclismo, a nova app web-based será disponibilizada a mais de 100 empresas de emissão televisiva no local e em instalações remotas, assim como conteúdo de média ao serviço do maior evento desportivo anual visto em todo o mundo.

“Com um pedido  da A.S.O. para disponibilizar uma solução totalmente digital para a edição de 2016 da Tour, falámos diretamente com os comentadores profissionais dos maiores eventos de ciclismo e de outros eventos desportivos para determinarmos a melhor forma de apresentarmos os dados de que precisam para conseguirem fundamentar os seus comentários em direto”, explicou Adam Foster, executivo do grupo de Sports Practice da Dimension Data.

“A análise da corrida deste ano conta com um significativo aumento do tipo de dados que estamos a recolher. Entre eles podemos encontrar informação sobre as condições da corrida, como seja o declive”, adianta Foster. Os dados incluem a velocidade e a distância, as posições dos corredores e um feed de notícias em direto. São enviados para a app num formato visualmente acessível, dotando os comentadores de informação privilegiada em tempo real, o que permitirá uma melhor análise e cobertura da corrida.

Christian Prudhomme, diretor da Tour de France na A.S.O., sublinhou que a Dimension Data conseguiu implementar a sua visão de disponibilizar uma solução digital integrada que oferece dados em tempo real a um amplo conjunto de utilizadores, audiências e consumidores.

“A edição de 2016 da Volta à França define um novo benchmark na nossa forma de otimizar o enorme influxo de dados sobre a corrida que nos chegam em tempo real e que temos consequentemente à nossa disposição”, refere Prudhomme.

“A Dimension Data não só expandiu o conjunto de dados que podemos disponibilizar aos nossos parceiros de media, mas melhorou ainda a forma como podemos apresentar esses dados.” O executivo sublinhou que a app para comentadores é um exemplo de como  o valor da informação digital foi maximizado, fazendo com que esteja instantaneamente utilizável e  relevante para o público-alvo.

A app para comentadores da A.S.O. Tour de France faz parte de uma conjunto de novas aplicações concebidas pela Dimension Data para a solução de monitorização em tempo real desta prova. Está incluido um portal online designado por Race Center que combina dados da prova em tempo real, vídeo, fotografias, feeds de redes sociais e comentários sobre a corrida.

Além disso, há um website que monitoriza os  dados em tempo real e que esta ligado ao Race Center, permitindo  que os fãs se mantenham a par das prestações dos seus ciclistas preferidos, das equipas e das informações sobre a etapa. Podem ainda encontrar-se sensores de telemetria mais sofisticados, que facultam dados mais precisos em maiores distâncias e com menos cortes, e um camião de big data da Dimension Data que serve como um hub físico para disponibilizar uma solução digital end-to-end na edição de 2016 da Volta à França.